Valpaços no pódio do Mundial de Enduro

A segunda prova do Campeonato do Mundo de Enduro realizou-se no passado fim-de-semana em Valpaços. Depois de cinco anos a receber o Nacional, os valpacenses passaram com distinção na organização da competição de nível internacional.

Milhares de pessoas, entre 120 pilotos, equipas técnicas, organização e voluntários participaram entre 3 e 5 de Maio na prova que pôs Valpaços no mapa do Campeonato Mundial de Enduro.   

Aquela que foi a segunda prova do Mundial de Enduro, que arrancou na Alemanha, ficou marcada pelo muito público presente ao longo do percurso, de 50 quilómetros, que incluía três especiais por volta. Marcaram presença os melhores pilotos do mundo de Enduro, de 16 nacionalidades, e ainda os melhores pilotos nacionais da modalidade.

Satisfeito com o balanço muito positivo do evento, que significou um significativo investimento por parte do Município, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, realçou o trabalho desenvolvido pelo Grupo TT Usprigozuz: “Tem sabido desbravar caminho neste tipo de provas e como tal tem merecido a confiança da autarquia e da organização do campeonato”.

O autarca disse ainda que “nos últimos anos, Valpaços tem consolidado e apostado em várias vertentes, sendo uma delas a aposta no nacional de enduro. As prestações da organização permitiram sonhar com o mundial e o balanço é muito positivo, sendo uma iniciativa para dar continuidade”.

Para o responsável este é o reconhecimento do excelente trabalho que a coletividade tem vindo a realizar, mas também mostra o mérito da região ao acolher esta prova.

O melhor português da prova, Diogo Ventura, também referiu que “foi bem organizada e muito dura”, deixando palavras elogiosas à equipa dos Usprigozus.

Para Maurizio Micheluz, director de percurso da Federação Internacional de Motociclismo, esta foi “das melhores” provas do Mundial. “Tivemos uma prova muito boa do ponto de vista de organização. Estamos no topo. A logística estava bem preparada. O percurso tinha três especiais de um nível ótimo, com uma parte muito técnica, que agradou aos pilotos. É muito melhor que uma prova normal do Mundial”, frisou.

Fernando Reis, do Grupo TT Usprigozus, também confirmou um excelente resultado. “Foi um sucesso. O tempo esteve espetacular, os pilotos cumpriram os seus objetivos e a organização está bastante satisfeita. O público esteve presente em larga escala, mais do que estávamos à espera, pelo que superou as nossas expectativas”.

A organização envolveu cerca de 300 pessoas, entre associados do clube, associações locais e voluntários. Também Luís Pessoa Rosa, responsável da Segurança da Prova, afiançou que na reunião final, “obtivemos classificação máxima, elogiaram a limpeza a organização de todos os sectores e é bem possível que seja considerada a melhor prova do campeonato 2019”.

Luís Delgado / André Carvalho com fim de semana positivo
Francisco Marrão com inicio de temporada atribulado

Conteúdo relacionado

Menu