Rodrigo Lima convocado para a Seleção Nacional de Basquetebol

Atleta vila-realense superou todas as marcas regionais ao serviço de Portugal.

A semana passada ficou marcada por dois acontecimentos que marcam o basquetebol regional. A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) divulgou o ranking das seleções nacionais, que confirma Rodrigo Lima, ex-atleta do Basket Club de Vila Real/GROUPAMA e atualmente a representar o Guifões SC, como o atleta da região com o maior número de internacionalizações ao serviço das Seleções Nacionais de Basquetebol. Complementando essa notícia, o atleta foi novamente convocado para integrar o estágio da Seleção Nacional de Sub-20, tendo em vista a preparação para o Torneio de Páscoa de Badajoz e o Europeu do escalão, a disputar em Julho na Roménia.

Com a campanha no último Europeu de Sub-18 masculinos, o atleta vila-realense atingiu a marca de 35 internacionalizações em jogos oficiais pela Seleção Nacional e 3 participações em Campeonatos Europeus, uma no escalão de sub-16 (Macedónia) e as outras duas no escalão de sub-18 (Áustria e Macedónia). De referir que Rodrigo Lima cometeu a proeza de representar o mesmo escalão em duas provas consecutivas, conferindo ainda maior mérito ao seu currículo. Representou ainda Portugal nos IX Jogos da CPLP em Angola, conquistando o 2º lugar nessa competição.

Com 19 anos, Rodrigo Lima leva já 14 anos de prática na modalidade, 12 delas ligadas ao Basket Club de Vila Real e integrado no projeto de formação apoiado pela GROUPAMA SEGUROS, que abrangeu diversos jovens praticantes na construção de uma das equipas dos lobos com melhor desempenho desportivo da história do clube. Rodrigo Lima Iniciou a sua carreira na época 2004/2005 no minibasquete do BCVR, apenas com 6 anos. Ao longo das 12 épocas em que representou o emblema vila-realense, conquistou todos os títulos regionais dos escalões que representou. Esteve ligado às maiores conquistas do clube e da Seleção Regional de Vila Real, como as subidas de divisão das seleções regionais e a disputa do campeonato nacional da 1ª Divisão pelo Basket Club de Vila Real. Foi selecionado para integrar o Centro de Alto Rendimento da FPB no Jamor na época 2014/15. Rumou ao Guifões SC e conquistou na época passada o Campeonato Nacional de Sub-18, batendo no play-off final as equipas do FC do Porto e do SL Benfica.

A convocatória anunciada esta semana para integrar os trabalhos da Seleção Nacional de Sub-20 vem confirmar a continuidade do bom desempenho de Rodrigo Lima, que está a disputar a exigente PROLIGA (a segunda competição sénior nacional). Um atleta de eleição, produzido nas escolas de formação do Basket Club de Vila Real, uma referência inequívoca nesse capítulo.

,