Preparadores Físicos de Basquetebol criam Associação

A Associação tem como missão reconhecer, regular e representar a figura do Preparador Físico de Basquetebol em Portugal.

A Associação Portuguesa de Preparadores Físicos de Basquetebol (APPFB) foi formalmente criada no passado dia 20 de novembro de 2020, para fomentar a existência de profissionais qualificados no âmbito das Ciências do Desporto que orientem os processos de desenvolvimento das competências motoras dos basquetebolistas.

Fazem parte dos órgãos sociais Pedro Maio (BC Barcelos); Luís Catarino (UD Oliveirense); Miguel Sousa (Combine Academy – Estados Unidos); Rafael Vaz (Club Melilla Baloncesto -Espanha); André Ferreira (FC Porto); Tiago Sousa (CAB Madeira); Nuno Bompastor (CD José Régio); João Araújo (SC Coimbrões), Nuno Couceiro (Sampaense Basket) e Ricardo Oliveira (Clube de Propaganda de Natação), onde se destaca Jorge Arede (BC Vila Real) como presidente da Direção.

A APPFB vai desenvolver atividades no sentido de educar para a importância da profissão, mas
também estabelecer uma forte rede de parcerias institucionais, mas também definir as competências essenciais para o desempenho da profissão com uma qualidade de intervenção elevada, com vista à otimização do rendimento do jogador de basquetebol, independentemente da sua etapa de desenvolvimento.

Além disso, a APPFB vai estabelecer uma forte rede de parcerias institucionais, nomeadamente
com as congéneres estrangeiras, para promover a interação entre profissionais da área com
diferentes experiências.

Menu