Pedras Salgadas faz história na Taça de Portugal

A “Rainha das Termas” foi neste domingo palco de uma tarde memorável, pois o Juventude de Pedras Salgadas recebeu e venceu no Estádio da Portelinha o Recreio Desportivo de Águeda, em jogo a contar para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal.

Nesta edição da taça, o RD Águeda da Série C do Campeonato de Portugal, jogava pela primeira vez fora de portas e na visita a Pedras Salgadas, foi derrotado pela equipa da casa (que milita na Série A do CP) por 1-0.

A equipa visitante entrou bem na partida com muita posse de bola, mas a partir dos 10 minutos, o pedras equilibrou o jogo e conseguiu mesmo superiorizar-se durante largos minutos. Contudo, o primeiro tempo terminou sem golos.

No início da segunda parte, os visitantes voltaram a entrar bem, sendo que o pedras tornou a equilibrar a partida, embora sem o fulgor da primeira metade de jogo.

O encontro estava equilibrado e a chuva começou a cair quando Hugo Silva a defender a baliza da turma termal, viu a bola embater no poste direito da mesma, depois de um grande remate de fora da área, naquela que foi a melhor oportunidade dos visitantes em todo o encontro.

Pouco depois aos 67 minutos, Marcelo à boca da baliza deu vantagem ao Juventude de Pedras Salgadas, numa jogada de insistência e algo confusa em que só à terceira tentativa a bola entrou na baliza.

A partir daí, o Águeda despertou e foi com tudo para cima da formação termal, que teve de ter muito espírito de sacrifício para suster as ofensivas dos visitantes que iam atacando pelas alas e zona central mas sem conseguirem marcar mesmo depois de ferem esgotado as substituições, sendo que o pedras também esgotou as suas especialmente nos descontos, para tentar meter ” gelo” no jogo.

O final do jogo chegou com a turma termal a dar nova alegria aos seus adeptos.

O trabalho da equipa de arbitragem liderada por Joel Vale da AF Braga ainda foi contestada pelos adeptos visitantes que pediram penalti num lance aparatoso na área da turma da casa, mas ainda assim quase meia equipa do Águeda foi amarelada.

Depois de afastar o Sport Clube Vila Pouca de Aguiar e o Maria da Fonte, a turma de Pedras Salgadas elimina o RD Águeda, seguindo assim para a 4ª Eliminatória da Taça de Portugal pela primeira vez na sua história, numa tarde em que a “Rainha das termas” foi palco de uma verdadeira “Festa da Taça”.

Jorge Moutinho

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal – 3ª Eliminatória

Pedras Salgadas 1-0 Águeda

Estádio da Portelinha – Pedras Salgadas

Árbitro: Joel Vale (AF Braga)

Auxiliares: Ricardo Ferreira e José Ribeiro

Pedras Salgadas: Hugo Silva, David, Rui Rampa, Zé Santos, Assis, Marcelo, André Sousa, Ruca (Pedro Silva, 90), Jorge Chula (Diogo Lopes, 85), Rafa (Musa, 90+2) e Jossane

Treinador: Ricardo Teixeira

Águeda: Rafa Santos, Paulo Moreira (Jullyan, 78), Ataíde (Barga, 68), Neto, Juninho, Camará, Emanuel, Pedro Tavares, Ivan (Marcelo Dias, 81), Miguel Campos e Castro
Treinador: André Ribeiro

Ao intervalo: 0-0

Golos: 1-0 Marcelo (67)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Pedro Tavares (20), Neto (48), Camará (50), Miguel Campos (55), Ataíde (65) e Jorge Chula (65)

Menu