Opinião: Portugal Bicampeão

Mais um! Portugal é bicampeão europeu de futebol praia. Um título que se junta ao Mundial conquistado em dezembro do ano passado, em Assunção, no Paraguai o sétimo troféu em…16 finais! Desta vez, ainda que em circunstâncias diferentes (com bancadas vazias), e solo português.

Na praia da Nazaré, talismã de mais uma vitória decisiva, diante da Suíça, que ganha maior importância e notoriedade pela ausência de duas maiores figuras de sempre desta modalidade: o lesionado Jordan Santos e…Madjer, que deixou os areais no último Mundial.

Nota principal: vem aí uma renovação mas o futuro permite continuar a sonhar. Muito alto. Nomes como Rúben Brilhante, André Lourenço, Tiago Batalha ou Pinhal, desconhecidos para grande parte dos portugueses, deram mais um passo decisivo na sua afirmação na modalidade onde Portugal lidera o ranking mundial.

Nesta competição, um percurso imaculado: quatro triunfos em quatro jogos, após, vitórias sobre a França (7-0), Alemanha (4-1) e Ucrânia (4-2). Faltava a Suíça e a missão era dura. Uma batalha intensa. Jogo muito dividido, quase sempre com Portugal a ter vantagem e com a Suíça a reagir.

Um jogo com tudo a que a modalidade tem de melhor. Emoção, grandes golos, bolas nos postes, enormes defesas e a decisão a surgir os últimos minutos num excelente pontapé de bicicleta de Léo Martins para coroar o melhor jogador da prova. Chave de ouro!

Orlando Fernandes (Jornalista)

Menu