O Sporting é candidato

As dúvidas sobre as intenções do Sporting até ao final da época foram desfeitas na abordagem ao mercado de transferências. A contratação de Paulinho ao Braga, por 16 milhões de euros, prova que os leões são mesmo candidatos ao título, apesar de assumirem uma postura de contenção verbal sempre que o tema é a aflorado em público.


O maior investimento de sempre do clube é feito a pensar na componente desportiva e não no retorno financeiro, praticamente impossível de garantir num jogador já com 28 anos e sem uma presença assídua na seleção que o possa catapultar para outros mercados.

O Sporting está a pensar em alguém para resolver jogos e marcar golos decisivos, necessidades ao alcance de um futebolista desta dimensão, já experiente, incapaz de tremer perante as adversidades, que em o aval e a confiança do técnico, e conhecedor da realidade do campeonato, sem precisar, por isso de qualquer período de adaptação. É, sem dúvida, um reforço para sedimentar a candidatura ao título.

Muitos adeptos podem interrogar-se como é que o Sporting tem dinheiro para estas aventuras, até porque ainda recentemente despediu funcionários, mas a verdade é que o futebol é uma indústria como qualquer outra onde as movimentações são feitas à espera do retorno a breve prazo.


Ser campeão ou alcançar o segundo lugar permite a entrada direta na Liga dos Campeões e isso garante um valor considerável capaz de saldar os investimentos de Paulinho e Ruben Amorim, este de 12 milhões de euros.


Tudo somado, o Braga também fica a ganhar com esta transferência, porque encaixou um montante considerável, ganhou Borja e Sporar, não se compreendendo, por isso o descontentamento de alguns adeptos, ao ponto de terem vandalizado a casa do presidente, António Salvador.


Os guerreiros são um clube formador e talhado para rentabilizar ativos, sem perder o rumo de um projeto desportivo que, neste momento, ainda não tem argumentos para entrar na luta direta pelo título. Se calhar, alguns adeptos ainda não perceberam isso…

Orlando Fernandes (Jornalista)

Menu