Natação: Equipa feminina do GCVR assegura manutenção na 2ª Divisão

O Ginásio Clube Vila Real (GCVR) esteve representado pelas equipas feminina e masculina no Campeonato Nacional de Clubes da 2ª Divisão, competição realizada em Leiria entre 13 e 15 de dezembro e que contou com a presença de 433 atletas em representação de 35 clubes, sendo que a comitiva do GCVR foi constituída por 16 atletas: Ana Sofia Leite, Ana Margarida Guedes, Margarida Fernandes, Carolina Eira, Ana Leandro, Alessia Teixeira, Maria Pereira e Leonor Machado (Femininos); Daniel Carvalho, Francisco Afonso, Koen Weustink, Luis Carvalho, José Pedro Nunes, Fábio Sousa, Bernardo Luz e António Miguéis Teixeira (Masculinos).

Tendo em conta que o GCVR se fez representar com vários jovens atletas oriundos da formação do clube, os atletas do GCVR tiveram uma prestação de bom nível, com principal destaque para a manutenção da equipa feminina na 2ª Divisão de Clubes ao conquistar o 20º lugar com 159 pontos enquanto que a equipa masculina ficou no 23º lugar com 107 pontos, transitando desta forma para a 3ª Divisão.

Para este resultado colectivo em muito contribuíram os 10 recordes pessoais alcançados, três recordes regionais, 3 pódios (2 de primeiro lugar e 1 de terceiro) e seis classificações no top-10. Ao nível dos pódios, a destacar Ana Margarida Guedes que venceu as provas de 100 metros Livres e 100 Mariposa, sendo ainda 3ª nos 200 Mariposa.

Nos recordes regionais, Ana Margarida Guedes voltou a estar em destaque ao bater o recorde absoluto na prova de 200 Mariposa com o tempo de 2.17.00. Por outro lado, Francisco Afonso bateu o recorde Júnior 17 anos dos 400 Estilos com o tempo de 4.54.91 e ainda igualou o recorde dos 200 Bruços no mesmo escalão com o tempo de 2.31.83.

Continuando a ser o único representante de Vila Real e de Trás-os-Montes nesta competição de clubes altamente competitiva, foi com grande orgulho que o GCVR participou na 2ª Divisão de Clubes com ambas as equipas feminina e masculina garantindo a participação na mesma Divisão na próxima época para a equipa feminina, com todo o mérito para os atletas e técnicos que trabalham diariamente no clube.

Quanto à equipa masculina, é certo que os jovens nadadores do clube darão uma excelente resposta no Nacional de Clubes da 3ª Divisão na próxima época.

O GCVR vai continuar a competir ao mais alto nível até ao final de 2019, marcando presença nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores em Felgueiras e no Torneio Nadador Completo de Cadetes e Infantis, a realizar na Guarda.

Luís Pinto

Menu