Motores: à conversa com Simplicio Taveira

Motores

O piloto vila-realense Simplício Taveira foi o convidado desta semana de Telmo Augusto, responsável pela secção “Motores” do Desportivo Transmontano.

Simplicio Taveira, faz-nos um resumo da tua carreira desportiva?

A minha carreira desportiva iniciou-se em 2016 no campeonato de inverno ao volante de um Peugeot 306 GTI. Em 2017 participei no Campeonato Nacional de velocidade Legends, a Rampa de Murça, também ao volante do Peugeot 306 GTI, na prova de Rallycross em Lousada (400 voltas Jaime Moura) de Fiat Uno, e ainda uma prova de TCR 2 num Volkswagem Golf 5 GTI em Portimão. Em 2018 fiz novamente o Campeonato Nacional de Velocidade Legends com o Peugeot 306 GTI e a prova de Rallycross em Lousada (400 Voltas Jaime Moura ). Por fim, em 2019 ingressei em dois troféus, o Troféu Kia Picanto GT Cup e o Troféu C1 Learn & Drive. No Campeonato Portugal de Montanha, participei na Rampa de Murça e na Rampa de Santa Marta de Penaguião. Tive ainda oportunidade de participar na prova dos 500km do Estoril ao volante de um Fiat Punto e a super especial de Vila Real ao volante de um Toyota Starlet.

Em 2019 optaste pelo Trofeu Kia Picanto. O porquê dessa mudança dessa opção?

Em 2018 já tinha interesse em participar numa prova deste cariz, um troféu Monomarca, cujos carros tem um motor diferente, 1000 de cilindrada com turbo, porém só participei em 2019 uma vez que, 2018 foi um ano agitado no que respeita ao desporto automóvel.

Boas os más recordações do pequeno Kia?

Este troféu mostrou-me que realmente o carro tem potencial e isso foi notório na pista. Guardo muitas recordações deste troféu, salientando o agradável convívio e o espírito que se viva dentro e fora da pista

Correr nos Legends com tantos amigos na grelha de partida é bom ou é um problema acrescido?
Não vejo isso como um problema acrescido, mas sim um benefício. Uma grande parte dos pilotos são oriundos de Vila Real, conhecê-los e poder conviver com eles dentro e fora de pista é muito bom, é muito positivo.

Saudades do Peugeot 306 da JC Motorsport?
Sim… tenho bastantes saudades dele, foi o carro com que me estreei na competição automóvel, e vai ficar sempre na minha memória todos os bons momentos passados ao volante dele.

A experiência do troféu C1, como a descreves?
Posso resumir a experiência como espetacular. O Citroen C1 é um carro que anda pouco, mas em pista proporciona uma experiência incrível, na travagem, a curvar, fiquei muito surpreendido com o desempenho dele.

O apoio em casa é 100%?
O momento em que sinto esse apoio a 100% é quando eles estão presentes nas provas em que participo a apoiar.

O que estava e o que está agendado para este ano?
Para este ano estava agendado o Campeonato Portugal de Montanha, Circuito de Vila Real, Circuito de Jarama e Super Especial de Vila Real de Toyota Corola GTIe ainda o Troféu C1.

Está previsto para o futuro participações em outras modalidades? Voltar às Rampas, Rally ou outras?
No futuro, tenciono participar nas rampas como já tem sido frequente e gostava muito de participar numa prova rally.

Onde gostavas de chegar, no desporto automóvel?
Não ambiciono fazer muito mais do que participações em alguns campeonatos, rampas e provas extra campeonatos, como tem sido recorrente, ambicionando sempre um lugar no pódio.

Qual foi, até agora, o teu adversário mais difícil?
O nome que guardo na memória até ao dia de hoje é o do Hernâni Conceição, na prova de Braga 1 do Campeonato CPVL na segunda manga em 2018., foi de facto o adversário e amigo mais difícil até à data.

O Peugeot 306, o Starlet, o punto, o Uno, o Kia, o C1 ou o Toyota Starlet ou o Corolla?
Peugeot 306 sem dúvida, pela simples razão que foi o primeiro em que andei e tenho muito boas recordações.

Montanha, Rallycross ou Velocidade?
Velocidade é sem duvida a que mais me fascina, pela velocidade, pelos circuitos, pelo ambiente e adrenalina que a envolvem.

A tua pista favorita?
Vila Real incondicionalmente.

Como descreves o correr nas ruas da nossa cidade, no Circuito Internacional de Vila Real?
Adoro correr em Vila Real porque é um circuito citadino, para mim o melhor circuito citadino e é na minha cidade. Também desde pequeno sempre ambicionei um dia estar no lugar daqueles pilotos, e hoje, quando estou a correr e sinto o apoio do nosso público é algo que enche o coração e me faz sentir realizado.

Quem é o teu ídolo?
O piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton!!

Obrigado Simplício Taveira por teres aceite colaborar com o Desportivo Transmontano. Desejamos a melhor das sortes para a tua vida pessoal, profissional e desportiva.

Fotos by : K1n5E Photos (João Necho)

#EpicEvents https://www.facebook.com/epicdren.lda

Enduro: Joana Gonçalves sagrou-se tricampeã nacional
Rafael Lobato de regresso às pistas

Conteúdo relacionado

Menu