Jornadas Técnicas de Desportos de Montanha feitas em Montalegre e Paredes do Rio

Modalidades

Montalegre e Paredes do Rio acolheram um evento de troca de experiências e de conhecimentos, tal como um encontro, entre os quadros técnicos da Escola Nacional de Montanhismo (ENM), na área dos Desportos de Montanha tutelados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

As atividades estiveram abertas à participação de técnicos/especialistas de outras entidades e este ano, excecionalmente, também a praticantes e público em geral. Os workshops foram dirigidos, apenas, a quadros técnicos da ENM.

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre

«Foram umas jornadas muito adequadas ao nosso território. Ninguém se orgulha de ter umas montanhas tão belas e visitáveis como as nossas. Obriga a que, em termos da nossa proteção civil, estejamos em condições de garantir a segurança e o socorro que continuamente nos está a ser exigido. Felicito a organização, o comando e os nossos corpos de bombeiros que estiveram envolvidos e em preparação para que possamos prestar o apoio que, continuamente, nos está a ser exigido».

Paulo Sousa | Vice-presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

«Estivemos num cenário de natureza ideal para a realização destas jornadas. A Federação quer descentralizar onde temos muitos técnicos da zona Norte do país. Não poderia ser num sítio melhor. Esta zona é fantástica para isso. O objetivo principal é que os participantes partilhem experiências, vivências e conhecimentos. Andam por diversas zonas. Com a transmissão dos seus episódios contribuem para que se resolvam as situações em diversos locais».

Carla Rodrigues | Técnica Superior (ADERE-Peneda Gerês)

«Foi uma iniciativa excelente. Montalegre tem sido um território atento e preocupado. É muito bom debater assuntos de interesse para várias entidades. Há pessoas em risco quase todos os dias por desconhecimento ou por inconsciência. A nossa instituição também tem vindo a trabalhar no sentido de contribuir para a segurança das pessoas que utilizam da montanha».

José Carlos Moura | Presidente da Associação Social e Cultural de Paredes do Rio

«Um dos objetivos com a criação desta parceria é trazer os profissionais das atividades de montanha ao nosso território. Vivemos numa região com muita qualidade para o desenvolvimento de atividades de animação turística. Falamos sobre a questão da segurança, dos acidentes e incidentes. Queremos demostrar que a intenção que há em Montalegre não é de proibir as pessoas de cá virem, mas sim de que as pessoas venham para cá de forma segura. Tivemos muita troca de experiências com a presença dos melhores treinadores do país. Queremos demonstrar o trabalho da nossa proteção civil no território».

ORGANIZAÇÃO

Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM)

Alto patrocínio: Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)

Apoios: Câmara Municipal de Montalegre, Ecomuseu de Barroso, Bombeiros Voluntários de Montalegre, Bombeiros Voluntários Salto e ASC de Paredes do Rio.

Ténis de Mesa: Club de Vila Real vitorioso em várias frentes
Atletas do Ripenabike participaram na Maratona Ibérica da Castanha

Conteúdo relacionado

Menu