João Sousa termina Rali Além Mar Santa Maria ‘à porta’ do top 10

O piloto , de Vila Real, da JC Motorsport/JPGS ENI, acompanhado pelo experiente navegador Válter Cardoso, esteve em plano de evidência na prova do Campeonato dos Açores que se disputou na ilha de Santa Maria, ao terminar na 11ª posição absoluta.

A participação na prova açoriana deveu-se a um convite da organização e João Sousa e Válter Cardoso foram para este 40º Rali Além Mar Santa Maria com “grande expetativas, muito embora não soubéssemos muito bem o que esperar. Queríamos sobretudo concluir e evitar percalços, sabendo que o desconhecimento das especiais era um grande handicap face à esmagadora maioria dos pilotos presentes”.

O piloto do Peugeot 206 S1600 também estava ciente que em prova estavam equipas que, para além de conhecedoras do terreno, estavam bem apetrechadas. “Havia vários carros de tração integral, incluindo R5 e R4, pelo que não seria fácil conseguir andar perto deles”, concluindo que” “andamos dentro das nossas possibilidades e penso que de forma muto satisfatória. O n´vel competitivo foi muito alto e logramos estar sempre no primeiro pelotão da classificação geral”.

De facto, João Sousa e Válter Cardoso sentiram as naturais dificuldades de quem descobre uma prova pela primeira vez, mas aos poucos foram ganhando ritmo, e estiveram a um pequeno passo de terminarem no top ten. O que até nem era o aspeto mais importante desta participação.

“O nível é muito bom. Gostei muito da prova. O nosso andamento foi melhorando de classificativa para classificativa, e no final conseguimos o 11º lugar à geral e a vitória no grupo X1.9. Fiquei com a intenção de regressar, pois além de ter gostado da organização, também apreciei a forma como tudo decorreu”, acrescentou o piloto e engenheiro da JC Motorsport que não enjeita “participar ainda este ano em mais um ou dois ralis, mas sempre dependendo da minha disponibilidade e da JC Motorsport, pois temos felizmente muito trabalho pela frente!”.

Menu