Irmãos Hansen imperiais no TitansRX Rallycross

Fim de semana feliz e completo para a família Hansen. Se o primeiro dia foi dominado por Kevin Hansen – o mais novo do clã – o último dia teve em Timmy o mais competente no circuito internacional de Montalegre na estreia, em solo barrosão, do novo TitansRX Rallycross. Uma dupla jornada de grande adrenalina e de excelentes corridas onde desfilaram nomes, para além dos já citados Hansen, como Armindo Araújo, Iván Ares, Craig Breen, Tom Coronel ou Andrew Jordan, entre muitos outros.

A nova competição internacional FIA de Ralicross, criada pela MJP do austríaco Max Pucher, rumou a Portugal para a terceira jornada dupla da temporada, depois de França (Essay) e Inglaterra (Lydden Hill). Um pelotão de 15 estrelas do desporto automóvel, entre os quais os rookies Armindo Araújo, Iván Ares e Tom Coronel, deu espetáculo ao volante dos Pantera RX6 Supercars de 530cv. Num formato double header, com uma prova no sábado e outra no domingo, o jovem Kevin Hansen (21 anos) começou por reforçar o comando do campeonato com o triunfo na prova de sábado. Porém, no dia seguinte, o seu irmão, Timmy Hansen (27 anos), assumiu o protagonismo após as três mangas de qualificação, semi-finais e final, vencendo a corrida decisiva na frente de Kevin Hansen e do finlandês ‘Topi’ Heikkinen, que completaram o pódio final. A classificação da final ficou completa com o irlandês Craig Breen, que viajou para Portugal logo após ter disputado o Rali da Finlândia no WRC, seguido pelo húngaro CsuCsu Kornel e pela jovem italiana Tamara Molinaro.

ARMINDO ARAÚJO E IVÁN ARES

Pentacampeão nacional de ralis e bicampeão do Mundo de Produção, Armindo Araújo terminou a sua estreia no TitansRX com nova vitória na sua série na Q2, embora um problema de motor no Pantera RX6 tenha provocado um abandono inglório logo no arranque da Semi-Final. Por outro lado, o espanhol Iván Ares também esteve em bom plano e terminou no 9.º lugar absoluto, ficando também pelas semi-finais na sua primeira experiência no TitansRX.
Por fim, falar das provas de suporte de Super 1600 e Kartcross. Estas também animaram o fim de semana em Montalegre, com Joaquim Machado (Peugeot 208), Mário Teixeira (Ford Fiesta) e André Sousa (Peugeot 207) a formarem o pódio nos S1600, enquanto os espanhóis Anton Miras (Semog) e Ivan Chinchilla (Semog) subiram ao pódio do Kartcross acompanhado pelo pluricampeão nacional, Pedro Rosário (Semog).


TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre

«Estamos muito confortados com esta oportunidade de oferecer ao Mundo este espetáculo. Está integrado numa prova que é emergente. Tem um potencial enorme para continuar e para se afirmar pelo Mundo. Estamos muito honrados por contribuirmos para esta prova. O promotor está muito satisfeito pela forma como tudo decorreu. A par disso, estamos a trabalhar na recuperação do Campeonato do Mundo de Rallycross».

Jorge Almeida | Presidente do Clube Automóvel de Vila Real

«O balanço é extremamente positivo. Foi um espetáculo muito bom a nível mundial. Quem esteve cá ganhou tempo e viu um espetáculo maravilhoso. Não posso fazer a quantificação exata, mas penso que estiveram cerca de oito mil pessoas. Os pilotos adoraram a pista à semelhança do promotor. Correu tudo dentro da normalidade».

Muck Puscher | Promotor Titans RX

«Foi um evento absolutamente fantástico. A organização, os pilotos, a pista, é tudo muito bom. É um local com muito potencial para isto. Queremos estar cá no próximo ano».

Menu