Guilherme Guedes estreia-se pela equipa principal do Vitória de Guimarães

Guilherme Guedes tem 19 anos e, este domingo, realizou o sonho de se estrear pela equipa principal do Vitória de Guimarães na I Liga de futebol. O jovem médio, natural de Santa Marta de Penaguião, foi lançado por Pepa aos 73 minutos no encontro frente ao Portimonense , naquela que foi a sua estreia oficial pela equipa principal vitoriana.

Guilherme Guedes (Gui), ingressou no Vitoria de Guimarães na época 2012/13, tinha apenas 10 anos. A participação num torneio de futebol 7, foi o ponto de partida para uma mudança radical na sua vida. O talento do “miúdo” de Santa Marta de Penaguião fez despertar a atenção dos responsáveis vitorianos.

Em entrevista ao site do clube, Gui refere que a decisão de vestir de rei ao peito foi tomada na hora mas os sacrifícios só se fizeram sentir mais tarde. Gui lembra, na primeira pessoa, o esforço e a capacidade de superação que o trouxeram até aqui. “Eu vivo em Guimarães há dois anos. Até 2019, eu vinha de Santa Marta de Penaguião para treinar e voltava para casa no final do treino. Nos primeiros anos, os treinos eram ao final da tarde então era ainda mais complicado. Saía da escola e vinha logo para cá, chegando a casa por volta das 23h30, meia-noite. E no dia seguinte, a mesma coisa. Eu e os meus pais sempre acreditamos que esses sacrifícios iriam valer a pena e por isso é que os fizemos. Por vezes, eu ficava mais cansado ou desanimado, mas eles, e o meu irmão, nunca me deixaram desistir”, contou.

E Gui nunca desistiu. Do futebol e dos estudos. O jovem penaguiota está inscrito no curso de Gestão, em Viana do Castelo.

Por Luis Roçadas

Menu