Golfe: Solverde Campeonato Nacional PGA vai jogar-se no Vidago Palace

Depois de cinco anos no Oporto GC, em Espinho, prova vai jogar-se em Trás-os-Montes

O Vidago Palace Golf Course vai receber na próxima semana o Solverde Campeonato Nacional PGA, o torneio de 10 mil euros em prémios monetários, organizado pela PGA de Portugal em colaboração com a Greatgolf, e sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG).

Após cinco anos bem-sucedidos no Oporto Golf Club, em Espinho, o torneio que reúne a elite do golfe português, profissional e amador, disputa-se de 15 a 17 de julho, com o programa oficial a ser encerrado no dia 18 com mais uma edição do Mateus Rosé Pro-Am PGA.

“O nosso objetivo na escolha da data consistiu em dar alguma competição e rodagem aos nossos profissionais, depois desta paragem devida à pandemia, para que sintam-se mais preparados para os seus compromissos internacionais, agora que os calendários dos circuitos internacionais foram reabertos”, explicou Nelson Cavalheiro, o presidente da PGA de Portugal.

“Optámos também por mudar de campo porque foram alguns anos a competir no Oporto Golf Club e achámos que era hora de dar outro desafio aos nossos jogadores. Continuamos com o apoio da Solverde e como o Vidago Palace integra o ‘ecossistema’ empresarial em que a Solverde se enquadra, achámos que seria uma boa opção”, acrescentou Nelson Cavalheiro.

No atual contexto de pandemia da COVID19, o Solverde Campeonato Nacional PGA irá seguir todas as normas estabelecidas pelo plano de segurança e saúde da FPG, baseadas nas indicações da Direção Geral de Saúde, e o próprio Vidago Palace Golf Course estabeleceu rotinas que visam proteger jogadores, organizadores e os habituais clientes do hotel e do campo.

“O resort aderiu ao selo ‘Clean & Safe’ do Turismo de Portugal. Para além das precauções recomendadas pela FPG, temos o nosso protocolo interno que inclui a desinfeção constante dos espaços e equipamentos, assinalámos os circuitos de circulação de pessoas, criámos espaçamentos nas áreas de treino, e os balneários estarão fechados. Só os sócios do Vidago Palace têm permissão de entrar no parque natural, podendo apenas circular no campo com o devido distanciamento social. Isto nos dias do Solverde Campeonato Nacional PGA. No dia do Mateus Rosé Pro-Am PGA o parque estará fechado”, anunciou Paulo Ferreira, o diretor de golfe do Vidago Palace Golf Course.

Não é a primeira vez que Vidago recebe um torneio do PGA Portugal Tour e durante anos foi uma das etapas mais apreciadas, pela beleza natural do parque envolvente, pela população local que é adepta da modalidade e acarinha os jogadores, e pela história de um campo desenhado originalmente pelo conceituado Mackenzie Ross em 1936 e posteriormente renovado pela empresa especializada Cameron & Powell, passando de 9 para 18 buracos.

O Vidago Palace Golf Course recebeu em anos recentes uma etapa do European Senior Tour (agora batizado de Staysure Tour), ou seja, o circuito profissional europeu de veteranos, e uma edição do Michael Bonallack Trophy e do Patsy Hankins Trophy, o duelo bianual entre as seleções da Europa e da Ásia/Oceânia.

Agora, cabe-lhe ser, pela primeira vez, o palco do Solverde Campeonato Nacional PGA, outro evento de prestígio.

“Estamos gratos à PGA de Portugal e à Greatgolf pela escolha e confiança no Vidago Palace Golf Course para a organização deste campeonato. Esta escolha é a confirmação da qualidade do nosso campo. O Vidago Palace é um excelente palco para este evento, e o facto de estarmos ao lado da PGA de Portugal neste momento difícil que atravessamos demonstra, mais uma vez, a aposta clara que fazemos na promoção e divulgação do golfe nacional. Será também uma excelente oportunidade de mostrar a beleza da nossa região e em particular do nosso campo”, frisou Paulo Ferreira.

O Solverde Campeonato Nacional será composto por três classificações: nos dias 15, 16 e 17 jogar-se-ão os torneios feminino e masculino; nos dias 16 e 17 o torneio de seniores. Serão, assim, coroados três novos campeões nacionais. Em 2019 venceram Susana Ribeiro, Tomás Silva e Joaquim Sequeira, respetivamente.

Tribol de Praia Cidade de Vila Real virtual entregou verba solidária
Rafael Lobato regressou às pistas após um ano de paragem

Conteúdo relacionado

Menu