FC Porto ganha a Taça de Portugal e faz a dobradinha

A Final 4 da Taça de Portugal Masculina, aliás como muitas vezes acontece, levou a festa da taça ao interior do país, mais concretamente a Pinhel. Aí, numa organização da Câmara Municipal de Pinhel, da Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol da Guarda, encontraram-se os 4 primeiros classificados no campeonato Placard Andebol 1. Assim, o campeão nacional, FC Porto, defrontou numa meia final o quatro classificado, AA Águas Santas e o segundo classificado no campeonato, Sporting CP defrontou o terceiro, SL Benfica na outra meia final. Ou seja, um cartaz com as mais fortes equipas do nosso andebol.

Se as previsões eram boas, dada a valias das equipas presentes, as duas meias-finais confirmaram isso mesmo, e assistimos assim a dois excelentes e equilibrados jogos. Na primeira meia final, entre as equipas de Lisboa, o Sporting defrontou o Benfica, depois de há 1 semana atrás também se terem defrontado para o campeonato e curiosamente num jogo também marcado pelo equilíbrio, o Benfica acabou por vencer novamente por 2 golos de diferença, agora por 26/24.  

 Na segunda meia-final, entre as equipas do Norte, o FC Porto teve muitas dificuldades em levar de vencida o Águas Santas, tendo mesmo que recorrer ao prolongamento para o conseguir, visto que no final dos 60 minutos se registava uma igualdade a 27 golos. Acontece que nos minutos finais do tempo regulamentar quem mais tempo comandou o marcador foram os Maiatos, estando em perspetiva uma surpresa, que acabou por não acontecer. No prolongamento, o FC Porto revelou-se mais preparado para física e mentalmente decidir o jogo a seu favor, vencendo por 33/31.

Na final entre o FC Porto e o SL Benfica, os campeões nacionais comandaram grande parte do jogo, embora com o Benfica sempre por perto e dentro da decisão do jogo. Ao intervalo registava-se uma vantagem azul e branca, de 16/14. Na segunda parte a toada manteve-se, num jogo nem sempre bem jogado, acabando o FC Porto por vencer mais uma Taça de Portugal, concretizando assim a dobradinha.

Seleção Feminina Vence Pré-Qualificação Europeia

A Seleção Nacional Feminina, garantiu no passado sábado, ganhando o grupo 1 da pré-qualificação europeia a entrada na Qualificação para a Fase Final do Campeonato da Europa de 2022. No Kosovo as lusas venceram na quinta-feira o Luxemburgo por 38/14, na sexta-feira, Chipre por 32/17 e no sábado as Kosovares por 30/17, assegurando desta forma brilhante o primeiro lugar.

Agora segue-se um difícil grupo de qualificação a duas voltas, onde estará juntamente com Portugal, a vice-campeã do mundo Espanha, a Hungria e a Eslováquia, para apurar os 2 primeiros para a Fase Final que se jogará na Eslovénia, na Macedónia do Norte e no Montenegro em 2022.

Adriano Tavares (Presidente Associação de Andebol de Vila Real)

Menu