Equipa sénior feminina do BCVR iniciou campanha no Campeonato Nacional da 2ª Divisão

Competição regressa para as Lobas do BCVR

Após muitas indecisões e com todas as dificuldades colocadas pela pandemia COVID-19, teve início no passado sábado o Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Basquetebol de seniores femininas.

O Basket Club de Vila Real (BCVR) integra a série Norte B e nesta época as vila-realenses abordam a prova com muitas esperanças de realizar uma boa campanha e apurar-se para a fase seguinte.

A pré-época desta temporada foi atípica, por força da pandemia. A preparação da equipa esteve seriamente limitada pelos regulamentos e nem sequer foi possível organizar jogos particulares para aferir o trabalho de preparação. Por outro lado, a equipa acabou por ser reforçada com o ingresso de novas atletas (Raquel Queirós, Carolina Liberal, Eva Santos, Margarida Monteiro, Nádia Brigas e Telma Barreira) de outros clubes, que contribuem para a melhoria do plantel, mas ainda em fase de adaptação e com a entrada recente no clube.

A primeira jornada reservou um dos grandes desafios para as Lobas e um teste real para afirmar as suas pretensões. O sorteio ditou a deslocação ao campo do Juventude Pacense, talvez a mais forte equipa da série. E se o resultado final (78-76) acabou por ser amargo, com a vitória a fugir às Lobas nos últimos segundos do jogo, não restam dúvidas que as vila-realenses deram uma excelente réplica às pacenses, discutindo o resultado até ao final do encontro, confirmando assim que as Lobas podem aspirar a voos altos na prova.

O primeiro período foi praticamente dominado pelas Lobas. Com uma entrada forte e com um excelente aproveitamento, alcançaram uma vantagem de 9 pontos na partida. O período seguinte revelou um maior equilíbrio das ações e as pacenses acabaram por diminuir a vantagem das Lobas, tendo a primeira parte terminado com a vantagem de apenas 3 pontos para as vila-realenses.

Na segunda parte o cariz do jogo alterou-se. As pacenses corrigiram os erros cometidos na primeira parte e com um terceiro período muito forte, acabaram por alcançar uma vantagem de 10 pontos no marcador.

No último período as Lobas voltaram a equilibrar a partida, tendo inclusive vencido este período, mas não foi suficiente para recuperar a desvantagem. Os detalhes acabaram por ditar o vencedor do encontro. Mas no final fica a confirmação: as Lobas têm argumentos para realizar uma boa prova e discutir todos os jogos do campeonato.

Nas Lobas, destaque para Leonor Rodrigues (27 pontos e 4 ressaltos), Raquel Queirós (26 pontos e 7 ressaltos) e Margarida Monteiro (11 pontos e 4 ressaltos). Mas uma palavra para todo o coletivo, empenhado em fazer uma boa época e trazer muitas alegrias ao Clube.

Juventude Pacense 78 – 76 Basket Club de Vila Real

Local: Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira

BCVR: Eva Santos, Francisca Marinho, Mafalda Minhava, Margarida Monteiro (11), Inês Santos (2), Ana Sampaio (8), Leonor Rodrigues (27), Raquel Queirós (26), Floor Weustink (2), Nádia Brigas e Inês Feliciano.
Treinador: António Cortinhas.

Parciais: 12-21 | 23-17 | 26-16 | 17-22

Menu