Downhill: Pau Menoyo e Margarida Bandeira vencem em Boticas

O catalão Pau Menoyo (Commencal/Schwalbe) e Margarida Bandeira (Wildboys/Riding Addiction) venceram este domingo, dia 9 de maio, em Boticas, a quarta prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano na categoria de elite.

Tanto na prova masculina como na feminina, a final teve os mesmos protagonistas do que a descida de qualificação. Pau Menoyo foi o melhor na descida da manhã e superou-se na final, melhorando o tempo pessoal e garantindo o triunfo na corrida, pontuável para a Taça de Portugal, mas também para o ranking mundial da UCI.

O catalão fechou a prova com 2’13”491, menos 286 milésimos do que Simon Chapelet (Trotrx), segundo classificado, e menos 1,232s do que o terceiro, Cédric Taillefer (Trotrx). O melhor português foi Vasco Vasconcelos, sétimo, a 4,969s. Rafael Bascon (Itea Spots) é o primeiro classificado na geral da Taça de Portugal na categoria de elite masculina.

Margarida Bandeira também venceu a manga de qualificação e melhorou o registo pessoal na descida decisiva, sagrando-se vencedora na categoria de elite feminina. A lousanense estabeleceu como melhor marca feminina os 2’45”446. Foi 642 milésimos de segundo mais veloz do que Estefania Cabarcos (RocaSport Giant Liv) e 3,933s mais lesta do que Virginia García-Loygorri (Inland la Pinilla/Mtn Lab), segunda e terceira, respetivamente. Com este triunfo, Margarida Bandeira passou a comandar a geral da Taça.

O vencedor em juniores foi Arnau Graslaub (Furious Biciclub Fed Andorrana). Em cadetes impuseram-se Oriol Cuadrat (Furious/frobike) e Helena Vasconcelos (BTT Pandilhas a Monte).

Nas escolas brilharam o juvenil Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) e o infantil Benjamim Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde).

Entre os veteranos os melhores foram o master 30 Carlos Diaz (Ciclos Quintena C), o master 40 Gabriel Baker (Itea Sports), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de São Brás), o master 60 Rui Portela e a feminina Paula Seoane (Moto Bike).

A vitória por equipas foi conquistada pela MCF/Xdream/Município de São Brás, seguida pela Wildpack Algarve Racing e a Wildboys/Riding Addiction, respetivamente.

De acrescentar que a 4ª prova da Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano foi organizada pelo Clube BTT Boticas e Câmara Municipal de Boticas, com o apoio da União Ciclista Internacional (UCI), Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real (ARCVR).

Menu