Desfechos de Campeonato

Ao início da semana surgiu a noticia da AF Aveiro (uma das mais competentes do nosso país e pioneira em várias iniciativas), que foram finalizadas as competições e que foi criado um campeonato dentro da própria associação para se apurarem as equipas que queiram competir para subir aos Nacionais, onde só se inscreve quem quiser, mas só começa com metade dos pontos que tinha até à data da paragem.

O presidente da AF Lisboa já disse publicamente que estão a pensar numa forma de decidir quem irá subir aos Nacionais caso a competição não regresse. O presidente da AF Porto já veio dizer que quer que o campeonato chegue até ao fim, nem que seja com 2 jogos por semana, sendo que ainda nem a primeira volta acabou. O presidente da AF Braga apenas citou que gostaria que se acabasse a primeira volta, uma vez que apenas faltam 4 jogos e depois se apurava o campeão.

Aconteça o que acontecer a competição será desvirtuada, não creio que os campeonatos cheguem ao fim, mesmo a começar em Abril. Por exemplo, na AF Vila Real, no modelo que estava previsto, seriam necessárias 14 jornadas para se finalizar o campeonato, o que mesmo em regime de 2 jogos semanais, seria necessário mais de 2 meses para chegar até ao fim. Não creio que isto venha a acontecer, vamos “matar” os jogadores, os clubes não têm sequer condições económicas e principalmente logísticas para que isto seja possível. Nem sequer podemos ir pelos pontos, até porque houveram empates pontuais em ambas as séries.

No que toca ao Campeonato de Portugal também vamos ter um grande problema, embora este possa chegar ao fim, já abrimos o precedente de a meio da competição as equipas da Madeira terem descido, mas não vão descer e os outros clubes não se vão calar, principalmente aqueles que tiverem em zona de descida e tudo isto vai agudizar com o finalizar do campeonato.

Creio que no final vamos voltar a tomar decisões para ajudar os “maiores”. A minha previsão será que todos os clubes do Campeonato de Portugal se vão manter, que toda a gente em zona de Liga 3 se vai apurar, sendo que esta passará a ter duas zonas Norte e duas Sul, ao invés de uma zona Norte e uma zona Sul como se previu no inicio do ano. Por fim, cada Associação vai escolher o seu “campeão”, uns ainda irão a jogo, outros vão ser “campeões no sofá”. Vão haver as incoerências do costume, mas espero estar engando.

Apenas peço uma coisa: sentem-se à mesa, FPF, Associações e acima de tudo ouçam os clubes, são eles que dão cor ao futebol, são eles que os maiores prejudicados com a pandemia, principalmente os mais pequenos. Não os deixem morrer e por favor não tomem decisões em cima do joelho.

Honremos o futebol!

Diogo Castela (Treinador de futebol)

Menu