CPP com novo figurino na próxima época

O Campeonato de Portugal Prio (CPP), vai ter novo figurino na próxima época. Segundo avança a edição desta quarta-feira do jornal A Bola, o modelo competitivo vai ser alterado.

Ainda sem a confirmação oficial da Federação Portuguesa de Futebol, o diário desportivo, avança com algumas alterações para a próxima época, desde logo a diminuição do número de séries. A prova passa a ter apenas uma fase, a regular, com cinco séries, cada uma com 16 equipas.

A subida à II Liga será disputada em sistema de play-off entre os cinco primeiros classificados de cada série. Os quartos-de-final e as meias-finais jogam-se a duas mãos.

As duas equipas finalistas, que têm acesso directo à II Liga, vão defrontar-se em campo neutro para apurar o vencedor do Campeonato de Portugal Prio.

Quanto as descidas, os últimos seis classificados da fase regular de cada série são despromovidos automaticamente aos respectivos campeonatos distritais.

Mas a próxima temporada será de transição, já que o modelo definitivo só será aplicado em 2018/2019. O número de equipas vai passar aí de 80 para 72 e o CPP contará apenas com quatro séries, de 18 equipas cada.

Na época 2018/2019 o play-off de subida será disputado apenas pelos dois primeiros classificados de cada série. No que concerne a descidas,  os últimos cinco de cada série serão despromovidos aos respetivos campeonatos distritais

,