Como será o regresso da Campeonato Distrital da AF Vila Real?

Depois do comunicado do Primeiro Ministro ao país com anúncio do desconfinamento de forma gradual, ficou escrito que a partir de dia 19 de Abril os desportos de “médio risco” como o futebol iriam voltar, inclusive o futebol distrital.

A AF Vila Real tem uma fase de campeão com 14 jornadas, a duas voltas, e pelo que sei que já falou com os clubes e todos estão dispostos a jogar nem que seja 2x por semana com jogos à quarta e ao domingo.

Portanto, as equipas terão de fazer uma mini pré-época de 15 dias, no mínimo, para poderem entrar em competição e fazendo votos de que tudo corre bem e esta se inicie a 23 de Abril, mesmo a jogar duas vezes, nunca se irá acabar o campeonato antes do final de Junho. Acho que é algo praticamente impossível.

E agora vamos ver o lado dos clubes e dos jogadores. Se houver numa quarta-feira à noite um jogo entre o SC Régua e o Vilar de Perdizes às 20h em Vilar de Perdizes e sabendo que a equipa visitante terá de estar no estádio no mínimo às 19h, a que horas tem de sair da Régua? A que horas os jogadores vão pedir ao patrão para sair dos seus trabalhos para irem jogar? Será que vão pedir ao patrão? A que horas esta gente vai chegar a casa no final do jogo? Esta malta aguenta este ritmo todos as semanas com exigência máxima durante mais de 2 meses? Os planteis aguentam? E as lesões? As equipas que jogam em casa a meio da semana não terão mais vantagem?

Discutam bem as coisas para bem do futebol distrital, que tudo corra pelo melhor, estarei cá para analisar as atitudes dos clubes e da Associação.

E já sabem: exijam a testagem! O dinheiro tem de vir de algum lado, da FPF ou do governo. Se nos campeonatos profissionais em que toda a gente só se dedica ao futebol e com as máximas de condições de higiene são testados todas as semanas (sendo que 24h antes do jogo vão ao teste da zaragatoa) e mesmo assim existem casos nas equipas…não se testa no distrital em que toda a gente tem uma profissão, não há assim tão boas condições de higiene e toda a gente convive com muitas pessoas diariamente? Que eu saiba o vírus não é alérgico aos sintéticos. Façam como no CPP com testagem semanal ou quinzenal ou façam testes aleatórios a alguns jogadores todas as semanas como se fazem nos testes anti doping, no mínimo.

Arranjem-se, façam pelo melhor, mas não vale tudo, não tomem uma decisão “distritaleira”, senão caso hajam casos de covid nas equipas isto já não vai ser uma fase de campeão atípica, vai ser a bandalheira total e já nem de futebol se irá falar.

Honrem o nosso futebol!

Diogo Castela (Treinador de futebol)

Menu