Circuito de Vila Real teve impacto global de 15 milhões de euros

O Município de Vila Real e a APCIVR – Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real, apresentaram, esta segunda-feira, dia 24 de Abril, pelas 12 horas, na sede da referida Associação os números que marcaram a 46ª edição do Circuito Internacional de Vila Real.
Nesta apresentação estiveram presentes, para além dos Presidentes do Município de Vila Real e da APCIVR, o Diretor da Eurosport Events, François Ribeiro e o Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Manuel Mello Breyner.

No conjunto dos três dias de provas, cerca de 198 mil espectadores assistiram à adrenalina das corridas, o que representou um acréscimo de 10% relativamente ao ano anterior. 60% dos espectadores vieram de fora de Vila Real e para 26% foi a primeira vez que estiveram em Vila Real, sendo o WTCC o motivo da vinda de 31% dos visitantes. Daqueles que nos visitaram, 53% estiveram dois ou mais dias pela capital transmontana. As principais despesas efetuadas pelos visitantes repartiram-se entre o alojamento, refeições, transporte e souvenirs, traduzindo-se num impacto económico global de cerca de 15 milhões de euros.
A notoriedade deste grande evento é visível também pela presença nos Média. Neste aspeto Vila Real continuou a bater as melhores expectativas. O Circuito Internacional de Vila Real é visto como a maior campanha de visibilidade da região, não só nos meios de comunicação social nacionais como internacionais, comprovada pelo número de credenciações emitidas, 208. Pelo menos 60% da população portuguesa esteve exposta a notícias sobre o “Circuito de Vila Real”, através da televisão, imprensa, online e rádio. Foram veiculadas 1.225 notícias nos média e 4.057 publicações nas redes sociais. Neste campo o impacto financeiro mediático (AVE) nacional foi de aproximadamente 12 milhões de euros. O impacto financeiro internacional foi de 50/60 milhões de euros, com destaque para as 146 horas de transmissão televisiva, em 78 canais de televisão de todo o mundo.

Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal, visivelmente satisfeito pelos números revelados, aproveitou esta ocasião para, uma vez mais, agradecer o importantíssimo contributo dado pela CCDR-N e pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte (TPNP), bem como por outras entidades locais, que tornou este grande evento uma realidade. Acima de tudo agradeceu a paciência e disponibilidade dos Vila-realenses. Rui Santos salientou ainda que “somos a mais pequena entidade a organizar um evento com esta dimensão, pelo que só uma grande cumplicidade poderia tornar tudo isto possível pelo que agradecemos a todos aqueles que nos apoiam desde a primeira hora.”

François Ribeiro, Diretor da Eurosport Events, referiu que o vídeo de um minuto feito na noite após a vitória de Tiago Monteiro teve, em 24 horas, meio milhão de visualizações no facebook e Twitter. “Não é frequente este tipo de atmosfera que se vive em Vila Real com o WTCC”, teve oportunidade de salientar o Diretor da Eurosport Events, que diz acreditar que a edição deste ano do Circuito Internacional de Vila Real será a melhor de sempre, destacando o nível de competitividade do WTCC, onde pelo menos oito pilotos são candidatos ao título, para além de outras surpresas que estão a ser preparadas.

Revelou ainda que até ao mês de abril já chegaram até à Eurosport cerca de 300 pedidos de passes para pilotos, famílias de pilotos, mecânicos, etc, para virem a Vila Real. “Todos querem vir a Vila Real e passar mais alguns dias de descanso”, “para mim isto é o mais importante. Vemos as estatísticas mas isto é mais importante, as pessoas querem vir às corridas querem vir a Vila Real”, concluiu.

O Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Manuel Mello Breyner, referiu, nesta sessão, a introdução de uma nova componente nesta 47º edição do Circuito Internacional de Vila Real, a joker lap. “É a primeira vez que se vai fazer. Vila Real é o circuito perfeito para esta estreia. Vai colocar na corrida mais uma componente – a componente estratégica que vai puxar o espetáculo para cima.”

Considerando que no âmbito do estudo socioeconómico 57% das pessoas destacaram o WTCC como a razão para virem a Vila Real e que muitas novidades estão a ser preparadas, o 47º Circuito Internacional de Vila Real, que se realiza nos 24 e 25 de junho, será seguramente memorável.