Ciclismo: Prova de XCO em Pedras Salgadas com mais de 100 participantes

Organização da Pedras Biker´s Team|

No passado dia 24 de março, realizou-se pela primeira vez no Centro Hípico de Pedras Salgadas uma prova de ciclismo na vertente XCO, inserida na Taça Regional da Associação de Ciclismo de Vila Real (ACVR). Em simultâneo, também foi realizada a prova de encontro de Escolas de Ciclismo da ACVR.

Os objectivos a que se propôs a equipa local Pedras Biker´s Team foram alcançados na sua plenitude, pois os relatos que foram obtendo, por partes dos participantes e dos acompanhantes, foram algo de muito positivo e de alguma admiração pelas excelentes condições do local onde se realizou a prova. Na obtenção dos respectivos objectivos houve vários factores muito importantes neste tipo de provas, nomeadamente o bom tempo, o elevado número de participantes (mais de uma centena), excelência do local e todo um espírito de entreajuda que imperou entre todas as equipas e entidades envolvidas.

Neste campo, a equipa local gostaria de salientar e agradecer a forma inexcedível como, desde o primeiro momento, o Município de Vila Pouca de Aguiar, Junta de Freguesia de Bornes de Aguiar e Super Bock Group se envolveram e apoiaram o evento, pois, por motivos alheios ao Pedras Bike´s Team, houve apenas três semanas para produzir e levar a efeito um evento deste nível. Após a atribuição do evento, os vários elementos que compõem a equipa, depressa meteram as mãos na massa e desde logo criaram toda uma pista de XCO de raiz, sempre com um único e principal objectivo – que todos os participantes desfrutassem da pista, se divertisse e se maravilhassem com o local.

Chegado o dia, logo muito cedo, ainda o dia estava a raiar, já tudo estava preparado para receber os atletas (miúdos e graúdos). Iniciada e concluída a primeira fase do evento que é a parte de verificar a parte administrativa da prova (secretariado), deu-se início à prova das escolas de ciclismo, onde aqui se destacou a escola Bila Biker’s de Vil Real. Já a meio da manhã começaram a competir os mais graúdos.

A prova da taça foi dividida em duas partes, numa primeira fase competiram as categorias de Cadetes (vencedor – Diogo Cruz – Bila Biker’s), Master50 (vencedor – Fernando Gonçalves – CTM), Elites feminino (vencedora – Marlene Gonçalves – Mozinho), Master 30 feminino (vencedora – Cátia Marques – Pedras Biker’s Team), Promoção (vencedor –Tiago Borges – Lipor Bike Team). Na segunda fase competiram as categorias de Juniores (vencedor – Ricardo Costa – Bila Biker’s), Master40 (vencedor –Pedro Botelho – Marietel Cycling Team), Master30 (vencedor – Pedro Marques – Clube Btt Seia) e na categoria de Elites o grande vencedor foi um atleta da equipa local – ALFREDO GOMES – Pedras Biker’s Team. No final da prova, foi realizada toda a cerimónia de entrega dos respectivos troféus e seguido de um almoço para todos os participantes e acompanhantes.

A Pedras Biker´s Team foi, durante e no finaldo evento, felicitada pela excelência da prova e recebeu os mais diversos elogios, quer relativamente ao local, quer ao nível da pista de XCO criada, e pediram para que se consiga manter aberta a pista o ano inteiro, por forma a que os atletas e as diversas escolas possam vir treinar, e até novamente competir, num espaço único.

Menu