Chegou a Hora!

A Fase de Apuramento de Campeão da Divisão de Honra da AF Vila Real vai começar este fim de semana, mesmo com todas incoerências e indefinições da qual todas as semanas se têm falado. Folgo em saber que, pelo menos, todas as equipas foram testadas e não hajam casos. O meu principal desejo é esse: que não hajam casos. Caso contrário, será um problema de saúde e desportivo, porque (ainda) não se sabe o que acontece nessas situações. Mas como as equipas não serão mais nenhuma vez testadas…tudo pode acontecer, infelizmente.

As equipas parecem estar na máxima força, umas mais fortes que as outras (principalmente as que foram ao mercado), mas será um campeonato muito equilibrado, sem “tubarões”, são apenas 7 jogos e será decidido ao detalhe. As equipas que jogam 4 vezes em casa têm alguma vantagem. Na minha opinião, temos 5 candidatos claros (Vilar Perdizes, Vila Pouca, Régua, Santa Marta e Cerva) e temos 3 equipas (Sabrosa, Abambres e Ribeira de Pena), cujo seu grande objetivo já foi conseguido, ir à fase de campeão, mas que podem tirar a pontos a qualquer uma das outras equipas.

Será um campeonato com 21 pontos em disputa, mas na minha opinião, e dado o equilíbrio, quem fizer 15 pontos (ou mais) será o campeão, subindo desta forma ao Campeonato de Portugal. Acredito que quem se preparou melhor durante a paragem estará um passo à frente, seja com planos de trabalho físicos, seja através da passagem de vídeos dos jogos da equipa e dos adversários, tudo isto é treino.

Esta semana já tivemos jogos da Taça AFVR e, no jogo Vilar Perdizes-Sabrosa, já pudemos ver alguns traços daquilo que será esta primeira jornada da fase de campeão: muito equilíbrio, ambas as equipas muito preocupadas em não sofrer golos (“saber defender é uma arte”), equipas com alguns problemas físicos na ponta final do jogo, até durante o jogo pareciam muito “presas” fisicamente. Um jogo com poucas oportunidades, sem grande supremacia de nenhuma equipa, com mais luta do que “futebol na relva” e que acabou decidido num pormenor, uma infelicidade do guarda-redes do Sabrosa, que até estava a fazer uma boa exibição, na sua estreia pela equipa sénior (é júnior ainda).

Em Fontelas, jogou-se o derby do concelho de Santa Marta, com o Cumieira a eliminar o Santa Marta, com uma reviravolta nos últimos minutos, o que causou alguma surpresa, uma vez que há diferenças claras entre as equipas (que podem até conferidas pela pontuação de ambas na primeira fase da competição, que eram da mesma série).

Torço para que vença o melhor, sem casos nos campos nem de saúde. Estarei atento a todos os jogos, farei sempre a antevisão e o rescaldo de cada jornada.

Bola para a frente!

Diogo Castela (Treinador de futebol)

Menu