CAR já a preparar a 3ª Rampa Santa Marta

A 17 e 18 de Junho tem lugar no Douro  a 4ª prova do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2017 . O Clube Automóvel da Régua e o Município de Santa Marta estão já a preparar a Rampa Santa Marta 2017 que pelo terceiro ano integra o Campeonato Nacional de Montanha Valvoline – FPAK.

O Campeonato Nacional de Montanha Valvoline é um dos mais importantes campeonatos de velocidade em Portugal e, conta com a organização da APPAM que com os cinco clubes organizadores entre os quais o CAR, realizam as oito provas que têm lugar entre Abril e Setembro.

Com o regresso da Rampa Santa Marta em 2015, o CAR permitiu assim trazer para o Douro um dos mais importantes eventos nacionais com todo o impacto e interesse para a divulgação da Região e a sua consequente importância económica.

A Rampa Santa Marta nasce e, continua a dinamizar-se fruto de uma consolidada parceria entre o CAR, clube organizador e, o Município de Santa Marta de Penaguião.
Mercê de características muito particulares, a Rampa Santa Marta tem um traçado desenhado com o Rio Douro no horizonte e, por entre as vinhas e os vinhedos que, em Junho se apresentam já com um colorido prometedor da colheita que se avizinha e se espera sempre “rica” lá para finais de Setembro e Outubro.

A Rampa Santa Marta tem 3,2 kms de extensão e uma inclinação média do percurso de 5,7 % e, a diferença de nível entre a partida e a chegada é de 181 metros.
Começando por utilizar a Estrada Municipal Nº 601.1 (depois do Continente) e a chegada é na EM Nº 304.3 com vista sob Santa Marta de Penaguião, depois de passar por alguns locais seletivos para a competição, mas, com paisagens magníficas de cortar a respiração!

O Percurso, com um manifestado agrado dos Pilotos, tem instalados os mais indicados meios de segurança, mas a organização em conjunto com o Município de Santa Marta de Penaguião tem vindo, edição a edição, a procurar garantir cada vez mais eficácia, preparando algumas melhorias para este ano.

Ao longo do traçado são montadas Zonas de Público de modo a proporcionar o melhor espetáculo e que serão divulgadas oportunamente, enquanto em Santa Marta de Penaguião se irão desenrolar todo um conjunto de atividades desde as Verificações no sábado de manhã, à Entrega de Prémios e Pódio Final no domingo, sem esquecer a “Festa de Sábado” para os Pilotos.

As Inscrições serão abertas em meados de Maio, mas, através da Sede do CAR estarão também oportunamente disponíveis todas as informações.