Campeonato de Portugal: a análise aos resultados da 20ª jornada das equipas transmontanas

No passado fim de semana, Mirandela e Montalegre carimbaram a qualificação para a fase de acesso à 3ª Liga. Ainda na série A mas no que diz respeito à manutenção, Pedras Salgadas e Vidago somaram derrotas caseiras, continuando separadas por dois pontos. Na Série C, o Vila Real perdeu e caiu para a zona de descida.

Vidago – Mirandela foi o jogo que, no sábado, abriu a 20ª jornada. Apesar dos objetivos diferentes no campeonato, ambas as equipas precisavam dos três pontos. A turma da casa com uma vitória saltava para a oitava posição e colocava uma pressão extra ao Pedras que só jogaria no domingo. No entanto, o conjunto de Vitor Gamito esteve desinspirado e o Mirandela acabou por conseguir um triunfo tranquilo com dois golos sem resposta. Apesar do resultado positivo, para celebrar o acesso à fase seguinte a turma de Rui Eduardo Borges teria que esperar que o Montalegre pontuasse no seu jogo frente ao Vianense.  E tal aconteceu, os barrosões foram a Viana do Castelo conquistar uma vitória por 2-1, que coloca o Vianense sem hipóteses de chegar ao quinto lugar. Atenção a Vilmar que, de grande penalidade, conseguiu o seu 13º golo no campeonato e lidera a lista de melhores marcadores desta Série. Mirandela, Montalegre e Maria da Fonte, que esta jornada derrotou o Vimioso por 3-1, garantiram assim o acesso à fase seguinte, resta definir quem fica no pódio. Lembro que o segundo e terceiro da Série A vão fazer grupo com o quarto e quinto da Série B, enquanto que o quarto e quinto classificado vão encontrar o segundo e terceiro da Série B.

A fazer outras contas está o Pedras Salgadas depois de ter desperdiçado a oportunidade de alargar a vantagem face ao Vidago. Na derrota (0-1) frente ao Merelinense, a equipa de Andrés Madrid até foi quem criou mais perigo durante toda a partida mas três bolas nos ferros impediram o golo local e no final valeu o único tento da partida, marcado por Miguel Ângelo (7).

No outro jogo importante na luta pela permanência, Vilaverdense empatou em casa com o Bragança (1-1). Um resultado que não foi satisfatório para nenhuma das equipas. Aos da casa uma vitória permitia ficar a sete pontos do Vidago e fazer já a festa. O Bragança somou mais um ponto mas fica com uma missão praticamente impossível pois está a cinco do Pedras Salgadas.

O Cerveira arrancou um empate em casa do Braga B, mas ainda assim viu confirmada, matematicamente, a sua descida à distrital.

Nas outras séries, as duas equipas transmontanas em prova saíram derrotadas desta jornada.

O Mondinense foi goleado em casa do Braga B por 5-0 e mantém-se com apenas um ponto conquistado em todo o campeonato. 

O Vila Real perdeu pela margem mínima em Paredes. Os alvinegros apresentaram um futebol de alta qualidade mas o completo desacerto na finalização ditou a derrota (1-0) e consequente regresso aos lugares de despromoção. Tudo em aberto nesta série onde, entre os aflitos, o Paredes foi mesmo o único a pontuar.  A equipa de Nuno Barbosa é nona na tabela, está a dois pontos de Pedras Rubras e Paredes, e a um do Salgueiros.

Para acertos de calendário, a próxima jornada só irá ser jogada no dia 3 de Abril. As equipas transmontanas só voltarão mesmo a competir nessa data, pois nenhuma delas tem jogos em atraso.

Hugo Pires (Jornalista)

Menu