Campeonato de Portugal: a análise aos resultados da 19ª jornada das equipas transmontanas

Os resultados do passado  fim de semana colocam o Bragança praticamente despromovido. Do lado positivo, o Pedras Salgados derrotou o Vidago e recuperou o oitavo lugar. Também o Vila Real conseguiu uma brilhante vitória e está agora acima da linha de água. Na luta pela subida, o Montalegre empatou em casa com o Maria da Fonte, mas nesta quarta-feira viu o seu adversário ganhar (jogo em atraso frente ao Vianense) e colar-se na classificação. Ambas as equipas estão a dois pontos do Mirandela que perdeu nesta jornada.

Comecemos pelos aflitos. O Vidago vinha de um importante triunfo, que lhe valera a ultrapassagem ao Pedras. No entanto, a turma de Pedras Salgadas não desmotivou e a jogar em casa levou a melhor neste dérbi termal. Vitória por 2-0 construída apenas no último quarto de hora, com golos de João Batista e Manu. A equipa de Vitor Gamito fica assim a dois pontos do oitavo lugar, que garante a manutenção. No confronto direto há um empate, por isso prevê-se uma luta renhida até final. No tapete e quase fora da luta está o Bragança. O conjunto brigantino chegou a surpreender em casa do vice-líder Merelinense, esteve a vencer por duas bolas a zero mas permitiu a reviravolta no marcador. Um 3-2 que foi um duro golpe nas aspirações da equipa de Rafael Nascimento que, a seis pontos do Pedras Salgadas, tem o seu destino praticamente traçado nesta Série A. Resta-lhe lutar. A cair, que seja de pé, como aconteceu em S. Paio de Merelim. A cumprir calendário, o Vimioso foi derrotado em casa pelo Vilaverdense (0-2). Os minhotos ficam com quatro pontos de avanço em relação a Vidago.

Na Série C,Vila Real derrotou o Trofense (3-1) e com esta conquista deixou os lugares de despromoção. Foi, sem dúvida, um grande jogo dos alvinegros pois pela frente tinham um fortíssimo adversário. O Trofense é a meu ver o melhor plantel deste campeonato, apresenta um bom futebol e continua na luta pelo primeiro lugar. Por isso, Nuno Barbosa e os seus comandados merecem que este feito seja, devidamente, realçado.

Voltando à Série A, mas agora olhando para a disputa na parte cimeira da tabela. O Mirandela perdeu na recepção ao Braga B. Um golo solitário de Vitor Ferreira, aos 88 minutos, ditou a derrota dos transmontanos. A equipa segue agora com 29 pontos, mais dois que  Montalegre e Maria da Fonte, que se defrontaram nesta jornada. 1-1 foi o resultado desse jogo. O conjunto do Minho esteve muito tempo em vantagem mas Vilmar igualou a partida aos 86 minutos de jogo. Estas três equipas estão em  lugares que garantem a Fase de Acesso à 3ª Liga. Na luta por uma das vagas está ainda o Vianense, com 26 pontos, que nesta quarta-feira perdeu com estrondo (0-3) em casa, frente ao Maria da Fonte. De referir que a equipa da Póvoa de Lanhoso tem, ainda, outro jogo em atraso, frente ao Braga B.

Paredes x Vila Real é o prato forte da 20ª jornada

Vidago x Mirandela, sábado às 12h45, é o jogo que abre a jornada na Série A. Vidaguenses jogam importante cartada pela manutenção. Uma derrota ou até perda de pontos pode comprometer, e muito, os objectivos da equipa. Mas pela frente estará um complicado Mirandela. Um conjunto bem trabalhado, que é a terceira melhor defesa do campeonato e que na frente tem homens rápidos e imprevisíveis que podem decidir um jogo a qualquer momento. Em caso de vitória, a turma de Rui Borges fica em excelente posição para garantir o acesso à fase de subida. O Montalegre tem uma deslocação a Viana do Castelo. As equipas estão separadas por três pontos e se a turma barrosã vencer fica automaticamente apurada para a fase seguinte. O Maria da Fonte, o outro emblema envolvido nesta disputa, recebe o Vimioso e tem uma oportunidade de ouro para cimentar a sua posição no Top5.

O Pedras tem uma difícil recepção ao Merelinense mas depois dos bons resultados recentes não será grande surpresa se o conjunto de Andrés Madrid conseguir pontuar. E todos os pontos são importantes nesta altura. Já o Bragança terá  forçosamente de vencer em Vila Verde para alimentar o milagre da permanência. Permanência, essa, que pode ser conseguida pelo Vilaverdense em caso de vitória e derrota ou empate do Vidago contra o Mirandela.

Vila Real tem na próxima jornada uma saída que pode decidir muita coisa quanto ao seu futuro no campeonato de Portugal. Há um ponto, e neste caso uma linha, que separa Vila Real de Paredes. Jogo de nervos para ambos os conjuntos, mas com maior responsabilidade para o Paredes pois, com 14 pontos, parte atrás na classificação e terá, por isso, que lutar pela vitória. O empate até serve ao conjunto transmontano pois permite continuar em vantagem. A luta acessa pela manutenção estão ainda Pedras Rubras e Salgueiros, com 17 e 16 pontos, respectivamente. Coimbrões, com 12, parte com mais atraso mas tem ainda possibilidades de atingir esse objectivo.

Por Hugo Pires

Menu