Basquetebol: mais um fim de semana para a história do BCVR

Numa final sensacional, Lobos batem Ovarense e arrecadam o Torneio Interassociações

Hoje começamos por aqui: Diogo Cunha, João Nogueira, José Sousa, Luís Carvalho, José Afonso, Miguel Raposo, Gonçalo Fernandes, Rafael Fernandes, Rodrigo Fernandes, Tomás Macedo, Luís Caeiro, Leonardo Gomes, Bruno Magalhães, Martim Costa e Dinis Almeida. Estes são os nomes dos heróis que deram corpo a uma conquista inédita no palmarés do Basket Club de Vila Real (BCVR), comandados pelo Treinador Carlos Areias e coadjuvado por Miguel Romão. Na direção, António Macedo e Marco Correia deram o suporte diretivo para apoiar a conquista.

O Basket Club de Vila Real conquistou neste fim de semana o Torneio Interassociações no escalão de sub-14 masculinos, disputado no fim de semana de 18 e 19 de maio no Municipal Salvador Guedes em Vila Nova de Gaia. Na final, disputada diante da consagrada Associação Desportiva Ovarense, os Lobos foram verdadeiros titãs e conquistaram uma vitória a todos os títulos inesquecível, por 62-56. Na meia-final, disputada no dia 18 de maio diante do CD da Póvoa (Varzim), uma vitória por 55-42 garantiu o direito de disputar o título.

A final teve todos os ingredientes de um grande jogo. Marcados pelo nervosismo próprio das finais, os 2 primeiros períodos foram de um grande equilíbrio. No primeiro, um empate a 12 pontos augurava uma partida disputada até ao fim. No segundo, a Ovarense conseguiu granjear uma leve vantagem sobre os Lobos, terminando a primeira parte com o resultado de 25-29 a favor dos vareiros.

No regresso do intervalo, o panorama do jogo alterou-se. A Ovarense entrou disposta a resolver o jogo e conseguiu construir uma vantagem de 12 pontos quando faltavam cerca de 5 minutos para o fim do 3º período. Ficou a sensação de que a Ovarense poderia estar a caminho de resolver a partida a seu favor nessa altura. Mas os Lobos acordaram e começaram a exercer uma forte pressão com uma marcação a todo o campo, conseguindo reduzir a diferença e voltando a entrar no jogo e com possibilidade de discutir o resultado. Mas mesmo assim, a Ovarense sai desse 3º período a vencer por 45-38. Mas à entrada do último período apareceu definitivamente o basquetebol dos Lobos de Vila Real. Com uma entrada sensacional e extremamente motivada, os vila-realenses encetaram uma recuperação demolidora. Com forte atitude defensiva e com um maior acerto no ataque, a equipa explodiu definitivamente para a virada e demonstrou a sua superioridade diante de uma Ovarense completamente atónita. No fim, a merecida comemoração e a festa por um título inédito para as cores do Basket Club de Vila Real.

Já com a vaga na final, Cadetes Masculinos fecham Fase Norte só com vitórias

Mantendo o seu registo 100% vitorioso e já em fase de preparação para a fase final da Taça Nacional de Sub-16 masculinos, o Basket Club de Vila Real encerrou a Fase Norte com uma vitória diante do SC Beira-Mar, terminando com 6 vitórias em 6 jogos. A Final está agendada para os dias 1 e 2 de junho em Leiria e os adversários já são conhecidos: Clube de Basquete de Albufeira, Clube Desportivo Escola Francisco Franco (Madeira) e o Clube Operário Desportivo (Açores). Destaque para a grande campanha do Basket Club de Vila Real, que levou de vencido clubes históricos de associações de referência no panorama do basquetebol nacional, como é o caso do Porto e Aveiro.

A vitória diante do Beira-Mar veio confirmar a vantagem já conseguida no jogo fora de portas em Aveiro. Apesar do ritmo mais lento imposto pelos vila-realenses, já a preparar a final, estes acabaram por paulatinamente conquistar uma vantagem confortável ao longo do jogo, dando oportunidade aos jogadores com menos minutos de entrarem na partida e ganharem experiência para o futuro. Fica assim o resultado para a história: 69-54.

Resultados completos da Jornada

Da restante jornada, uma referência para a vitória alcançada pela Equipa B do escalão de Sub-14 masculinos, diante do BC Gaia. Para o Torneio de Encerramento da Taça Nacional, as Cadetes Femininas viajaram até Braga para enfrentar o Sporting de Braga, tendo saído derrotadas por 61-38.

Menu