Basquetebol: Diogo Cão com vitória no derby

Na 17ª e última jornada do LII Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina (Zona Norte A), a equipa de seniores femininos da A.D.C.E. Diogo Cão, defrontou a equipa do B.C. Vila Real no pavilhão da Escola Morgado de Mateus. Como sempre acontece quando se defronta uma equipa da mesma cidade, há emoções, atitudes e rivalidades que não se conseguem prever ou controlar na totalidade, por mais treino que se realize, seja ele mental, físico e/ou tático… Isto é, apesar de estar a preparar o jogo toda a semana, quando chegado ao momento do apito inicial a capacidade de atenção e concentração diminui consideravelmente, ao invés da motivação e espírito de sacrifício que se elevam em todos os momentos do jogo.

Falando do jogo, este iniciou-se com um equilíbrio que já se esperava, sempre com o marcador empatado ou com diferença pontual mínima. Houve de quase tudo no 1º e no 2º quarto, quer aspetos positivos quer negativos, embora sempre com o rigor técnico e tático que já vem sendo característica da nossa jovem equipa. Houve ritmos de jogo elevados, consequentemente com muitas perdas de bola, maus momentos táticos e técnicos e ao inverso também surgiram movimentos ofensivos organizados e ajustes defensivos que animavam um jogo muito baralhado. Já no 3º e 4º quarto, e com o nervoso inicial erradicado, a história do jogo mudou.

Através de uma defesa mais pressionante a ADCE Diogo Cão recuperar mais bolas e fazer mais pontos, aliando um ataque mais organizado e concretizador fizemos o marcador distanciar. No entanto, e não tirando o merecido mérito ao BC Vila Real e que lutou até ao fim, ADCE Diogo Cão foi superior nos principais fatores de jogo, como o lançamento, ressalto, número de posses de bola e lançamentos livres, assim, e com percentagens aceitáveis a vitória foi clara , conseguindo ainda colocar todas as jogadoras em campo, nunca perdendo o ritmo de jogo e conseguindo um resultado expressivo, 59 para a Diogo Cão e 31 para o Basket Clube de Vila Real, finalizando assim com um 5º lugar na nossa divisão.

Agora a Diogo Cão irá passar para outra competição, Taça Nacional, e com o mesmo espírito de equipa/família que carateriza esta formação, vão trabalhar da melhor forma para atingir os objetivos propostos. Para concluir, é de realçar e saudar as atletas na atitude e empenho demonstrado até esta fase, assim como a disponibilidade do clube a tudo a que foi proposto e também aos pais/adeptos que sempre apoiaram, o nosso público agradecimento a todos.

Menu