Basquetebol chega a Sabrosa

Modalidades


Projeto quer contrariar o isolamento e promover oportunidades junto dos jovens.

O Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Sabrosa e o Basket Club de Vila Real celebraram um acordo de cooperação para implantar o basquetebol a Sabrosa. Este projeto, designado “Escolas de Basquetebol”, arrancou no mês de janeiro e tem como público-alvo, numa primeira fase, as jovens do sexo feminino com idade inferior a 12 anos, integradas nas turmas de 5º e 6º ano do Agrupamento.

O projeto arrancou com 12 jovens praticantes, prevendo-se o seu alargamento no próximo mês. Dependendo da adesão e da constituição de outros apoios, o projeto “Escolas de Basquetebol” poderá ser alargado ao sexo masculino e a outras faixas etárias.

As atividades programadas estão alicerçadas num calendário regular semanal de treinos para as jovens do Agrupamento, assegurado pelos treinadores António Cortinhas e Miguel Fidalgo do Basket Club de Vila Real.

Neste primeiro período, o foco principal da preparação desportiva incide no conhecimento e nos primeiros trabalhos de contacto com a modalidade, estando delineada a formação que permita formar equipas de basquetebol que possam vir a participar em competições oficiais na próxima época desportiva.

O projeto tem objetivos transversais e amplos. Sob o ponto de vista desportivo, promove e incentiva a prática do basquetebol junto das jovens de Sabrosa, que têm poucas ou nenhumas oportunidades de praticar esse desporto coletivo, contrariando o sedentarismo e a falta de atividade física e desportiva, baseada numa atividade devidamente alicerçada e estruturada. Mas para além disso, fomenta o desenvolvimento social das jovens de Sabrosa, diminuindo as assimetrias regionais e promovendo a igualdade de oportunidades e o intercâmbio social entre regiões, alargando os horizontes das jovens praticantes.

É igualmente um projeto que reforça os laços de cooperação e solidariedade entre instituições de dois municípios que partilham um objetivo comum: promover a cidadania e o desenvolvimento da juventude.

Menu