AFVR (Fase Apuramento de Campeão):Tudo em Aberto!

Disputou-se a 2ª Jornada da Fase de Campeão do Campeonato da Divisão de Honra da AF Vila Real e, portanto, o destaque vai para o Santa Marta que está isolado na liderança da prova com duas vitórias em dois jogos, ambas por 3-0, tendo neste momento um saldo +6, que é o primeiro critério de desempate entre equipas, em caso de igualdade pontual (e não o confronto direto).

Régua 5-0 Sabrosa – um jogo de sentido único, com domínio total dos locais, que tiveram inúmeras oportunidades até para o resultado ser mais dilatado. No entanto, foram duas más abordagens do guarda-redes forasteiro que permitiram os dois primeiros golos, ainda na primeira parte. Era um jogo de pressão para os reguenses, que não podiam perder pontos, fruto da derrota na primeira jornada.

Santa Marta 3-0 Ribeira de Pena – excelente vitória do Santa Marta, com números significativos, numa vitória que nunca esteve em perigo. Com esta vitória, com o calendário favorável, com o momento que a equipa atravessa, com os jogadores experientes que tem, temos todos os ingredientes para que na próxima jornada tenhamos um jogo escaldante: Santa Marta-Régua, que será decisivo para as contas finais e para o restante percurso das equipas.

Cerva 1-1 Abambres – o Cerva é o grande derrotado desta jornada, uma vez que quem perder pontos com Abambres, Sabrosa ou Ribeira de Pena dificilmente vencerá esta Fase de Campeão. Os locais ainda começaram a ganhar, mas deixaram-se empatar. O Cerva tem um calendário complicado, pois joga contra os candidatos fora de casa, joga 4 vezes fora de casa e perdeu aqui uma oportunidade de fazer 6 pontos, que lhe daria a liderança juntamente com o Santa Marta e lhe daria outro conforto para encarar os restantes jogos, principalmente contra um adversário que não é candidato ao título. O Abambres a mostrar que tem qualidade para estar nesta fase do campeão e pode fazer estragos nas contas dos restantes candidatos. Mais uma vez a ir atrás do resultado e a ser feliz.

Vila Pouca 2-2 Vilar de Perdizes – jogo grande da jornada, correspondeu às expectativas, foi um jogo mesmo de Fase Campeão, onde o empate satisfaz mais o Vilar de Perdizes por alguns motivos: foi fora de casa, foi contra um candidato ao título, por ter estado a perder 2-0 e porque ainda joga em casa contra dois candidatos (Cerva e Santa Marta). O Vila Pouca está em apuros e pode ter dado mais um passo em falso nas suas aspirações, depois do empate em Abambres.

Deixar aqui algumas notas de destaque:

1ª – a quantidade de golos marcados nesta Fase de Campeão até ao momento (28!). São números elevados, uma vez só houveram 8 jogos, pelo que a média de golos por jogo é significativa (3,5).

2ª – a quantidade de golos na sequência de bolas paradas (15 golos até ao momento), o que torna este momento ainda mais decisivo para os desfechos finais dos jogos.

3ª – os jogadores com mais golos nesta Fase de Campeão até ao momento, porque é nos momentos de pressão que os melhores aparecem. Luisinho, João Nuno, Parente, Tiago Pinto e Giovani têm 2 golos em dois jogos. No entanto, somente os três primeiros jogadores marcaram golos em ambos os jogos.

Por Diogo Castela (Treinador de futebol)

Menu