AFVR (Fase Apuramento de Campeão): dia D!

O equilíbrio prometia ser até ao fim, e eis que chegamos à última jornada da Fase Campeão do Campeonato da Divisão de Honra da AF Vila Real e ainda temos duas equipas com possibilidade de ser campeãs e subirem de divisão (o Santa Marta, que só depende de si, e o Régua). Vamos aos jogos:

– Vilar Perdizes vs Sabrosa: o Vilar de Perdizes deu montes de tiros nos pés nesta Fase de Campeão, pelo que chega a esta última jornada sem possibilidades de jogar por nenhum objetivo. No entanto, é favorito à vitória. O Sabrosa fez uma excelente 1ª Fase, mas não conseguiu fazer tantos pontos quanto se esperava nesta Fase Campeão, e tem neste jogo, a jogar em casa, de deixar uma última imagem positiva.

– Vila Pouca vs Ribeira de Pena: o Vila Pouca está a tentar “maquilhar” o fracasso que teve na Fase de Campeão, pois nem chegou a competir de verdade com as outras equipas que lutaram pela subida. É favorito à vitória, e pode garantir o 3º lugar. O Ribeira de Pena fez uma excelente 1ª Fase, e mesmo na Fase Campeão é inexplicável como ainda não pontuou, sendo que ainda na quarta-feira fez um excelente jogo contra o Régua.

– Régua vs Abambres: o Régua só tem um resultado possível (a vitória), para poder esperar por uma possível escorregadela do Santa Marta. É favorito à vitória, pois tem melhor equipa, joga em casa e é contra uma equipa que não era candidata à subida. O Abambres tem sido a equipa revelação desta fase e com uma pontuação bem interessante. No início da Fase Campeão, antevi que quem perdesse pontos com Ribeira de Pena, Sabrosa e Abambres não teria hipóteses de ser Campeão, pelo que não falhei essa previsão, uma vez que Abambres empatou com Cerva, Vila Pouca e Vilar Perdizes e todas elas já estão fora da luta. Abambres “vai dar o litro” na Régua.

– Santa Marta vs Cerva: o Santa Marta tem neste jogo a oportunidade de uma vida para subir de divisão e só um resultado lhe interessa (a vitória) e vai ter de a procurar desde o primeiro minuto. É favorito ao jogo pela prestação que tem feito ao longo da Fase Campeão (apenas sofreu golos num jogo). O Cerva tem igualmente uma equipa experiente, com vários jogadores que já foram campeões distritais, pelo que virá para fazer um jogo sério e tentar “estragar a festa”.

Atendendo às dificuldades e à época atípica que estamos a viver e as condições em que se jogou esta Fase Campeã, ganhe o Santa Marta ou o Régua será justo. A prova foi difícil para ambas, ambas já perderam jogos, mas foram as mais regulares. Boa sorte a ambas!

Por Diogo Castela

Menu