AFVR (Divisão de Honra): antevisão da jornada 26, por Pedro Veiga

A 26ª jornada, traz-nos o embate entre o SC Vila Real e o Vidago FC, o SC Régua terá um jogo de enorme importância ao receber no seu reduto o GD Cerva, já o FC Santa Marta desloca-se ao Estádio do Cruzeiro para defrontar a ADC Constantim. Destaque ainda para o dérbi de terras de basto, com o Atei FC a receber o Mondinense FC.

GD Valpaços vs Abambres SC
Depois de ter deixado um boa imagem em Vila Pouca, ao alcançar um empate, a equipa de Caló elevou para a três, os jogos consecutivos sem perder. No Estádio da Cruz, a equipa da “capital do folar2 na registou nenhum empate, tendo alcançado oito vitórias e apenas perdeu em quatro jogos. O Abambres vem moralizado depois da excelente vitória no seu reduto perante o SC Régua, mas terá de contrariar uma sequência de resultados poucos animador fora de casa: quatros jogos sem vencer e um só triunfo nos últimos seis jogos. Prevê-se equilíbrio neste duelo, no entanto, as prestações menos positivas da equipa de José Gomes fora de casa podem dar alguma vantagem aos homens da “capital do folar”.

GDC Salto vs SC Vila Pouca
O GDC Salto atravessa um ciclo complicado com quatro derrotas consecutivas, algo que tem mantido a equipa nos lugares do fundo da tabela. No entanto, os comandados de Vieirinha regressam a casa, onde têm estado mais fortes – as únicas vitorias que tem neste campeonato foram alcançadas no seu reduto. Apesar deste registo positivo, o Salto tem o terceiro ataque menos concretizador do campeonato. O SC Vila Pouca empatou em casa na ronda passada e está à quatros jogos sem vencer. Fora de casa, os aguiarenses nas últimas três deslocações conseguiram três resultados possíveis, empataram em Vila Real, venceram na Cumieira e perderam na Régua. Um duelo complicado para os pupilos de Tiago Pinto, mas com o histórico a ser favorável.

ADC Constantim vs FC Santa Marta
A ADC Constantim interrompeu uma sequência de seis jogos sem vencer, após a vitória diante o GDC Salto. Com este triunfo consolidou a 13º lugar na tabela classificativa. Dentro de portas têm três vitórias, três empates e seis derrotas, e um score de quinze golos marcados e outros tantos sofridos. Do outro lado, o FC Santa Marta com a vitória em casa e o desaire do GD Vilar de Perdizes subiu ao terceiro lugar da tabela classificativa, uma excelente recuperação dos pupilos de João Valente. Fora de portas os penaguiotas venceram por seis vezes, empataram duas vezes e perderam quatro . É o ataque mais concretizador com oitenta três golos, sendo que João Nuno já leva trinta e quatro. Todo o favoritismo para os homens de Santa Marta.  

SC Régua vs GD Cerva
Jogo grande da jornada! O SC Régua na jornada anterior conheceu a sabor amargo da derrota em casa do Abambres SC. Com o primeiro desaire os pupilos de Paulo Ferreira viram a vantagem para o líder aumentar. Os reguenses vão ter, agora, outro teste de exigência máxima, que irá pôr à prova um registo caseiro que impressiona: nove vitórias em doze jogos, com apenas cinco golos sofridos. Do outro lado, o GD Cerva vem de um triunfo concludente frente ao Atei FC, mas sabe que tem aqui um dos confrontos mais complicados da temporada. Um triunfo nesta ronda pode permitir a aproximação ao 5º lugar. Os pupilos de Hugo Gonçalves fora de portas perderam cinco vezes, empataram duas e venceram seis, tendo marcado em todos os jogos fora – exceto em Vila Real. Bom jogo em perspetiva.

Atei FC vs Mondinense FC
Um dérbi de terras de Basto. O Atei FC saiu derrotado da deslocação a Cerva mas manteve o 10º lugar da tabela. Nesta semana viu sair o técnico Philip Cunha, tendo Zé Rui Moreira assumindo o comandado técnico. A equipa de Atei não vence à três jogos, tendo no Campo do Pombal vencido cinco vezes, perdendo apenas três dentro de portas. Já o Mondinense FC vem de uma goleada frente ao SC Cumieira, tendo aumentando para onze jogos sem perder. Fora de portas os pupilos do Diogo Castela tem oito vitórias e quatro derrotas. Embora os mondinenses tenham um ligeiro favoritismo, numa partida com estas características a incerteza quanto ao vencedor é a nota dominante.

SC Vila Real vs Vidago FC
O SC Vila Real vem de uma vitória concludente em Vilar de Perdizes, neste momento está com cinco pontos de avanço. No Monte da Forca os comandados de Patrick Canto tem um registo quase perfeito, venceu onze dos treze jogos, ainda não tendo perdido na competição. Um campeonato brilhante! O Vidago FC vem de um desaire frente ao Sabroso SC, que viu o seu treinador a sair e com Vítor Gamito a entrar, irá tentar iniciar com uma vitória. Fora de portas o conjunto termal venceu cinco vezes, três empates e perdeu quatro vezes. O favoritismo está, naturalmente, do lado dos vila-realenses, mas é de esperar forte oposição dos homens de Vítor Gamito.

GD Ribeira de Pena vs GD Vilar de Perdizes
O Ribeira de Pena vem de uma derrota em Fontelas, o que prolongou a senda de maus resultados no campeonato. Em casa os pupilos de Justino Ribeiro têm quatro das sete vitórias, tendo vinte e seis golos marcados e dezassete sofridos. Do outro lado irá encontrar um GD Vilar de Perdizes fragilizado com a derrota da última jornada e que fez perder o último lugar do pódio. Os pupilos de Tony da Silva fora de portas venceram seis dos doze jogos realizados – apenas perderam dois jogos. Favoritismo para os “ guerreiros da raia “.

SC Cumieira vs FC Fontelas
O SC Cumieira vem de uma derrota pesada em Mondim. Para a equipa de Rui Gonçalves só os três pontos interessam, mas vão ter pela frente uma equipa complicada. Dentro de portas, o SC Cumieira venceu quatro jogos e perdeu sete jogos, com vinte e três golos sofridos e dezasseis sofridos. Do outro lado encontra-se uma equipa em nítida recuperação, o FC Fontelas venceu o ultimo jogo frente ao GD Ribeira de Pena. Fora de portas o conjunto de Hélder Ferreira venceu um jogo, empatou dois e perdeu nove. Prevê-se um jogo muito equilibrado.

Sabroso SC vs AC Alijoense
Um duelo entre equipas que estão na cauda da tabela. O Sabroso SC na última partida empatou frente ao Vidago, colocando assim um ponto final a quatro jogos em pontuar. Dentro de portas os pupilos de Marco Jesus alcançaram oito dos doze pontos conquistados no campeonato. Já o AC Alijoense vem uma derrota pesada em Santa Marta, os pupilos de Mário André não conquistam qualquer ponto há dezasseis jogos. A última vitoria foi dia 11 de setembro frente ao Sabroso, desde então não voltou a vencer. Jogo interessante .

Pedro Veiga



Menu