AFVR: Campeonato da Divisão de Honra tem 40 estrangeiros inscritos

O campeonato de futebol sénior da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Vila Real (AFVR) tem 40 jogadores estrangeiros inscritos na temporada de 2018/2019, num total de 398 atletas, distribuídos por 18 equipas. No entanto, os clubes cumprem os regulamentos em relação ao número mínimo de atletas formados localmente.

O clube com mais jogadores estrangeiros, nesta época, é o SC Régua, com um total de 16, em 27 inscritos. Seguem-se depois Sabroso (5), Salto (5), Mondinense (3), Alijoense (2), Vidago (2), Santa Marta (2), Vilar de Perdizes (2), sendo que Vila Pouca, Vila Real e Valpaços contam com apenas um atleta não português. De referir que Ribeira de Pena, Cerva, Abambres, Constantim, Atei, Cumieira e Fontelas não têm qualquer jogador estrangeiro no plantel.

Apesar de haver 40 jogadores de outras nacionalidades, que não portuguesa, a competir na Divisão de Honra, a verdade é que grande parte deles está inscrito como jogador formado localmente. De acordo com o artigo 49º do regulamento do campeonato sénior, da AFVR, “os clubes participantes têm obrigatoriamente de inscrever e fazer constar das fichas técnicas dos jogos pelo menos 10 jogadores formados localmente na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), independentemente do seu estatuto”.

Assim, um jogador formado localmente pode muito bem ser estrangeiro. Entende-se como jogador formado localmente, na FPF, “aquele que, entre os 15 anos, ou no início da época desportiva em que atinge essa idade, e os 21 anos, ou no termo da época desportiva em que atinge essa idade, independentemente da sua nacionalidade e idade, esteve registado por clubes integrados na FPF, de forma continuada ou interpolada, por três épocas desportivas completas ou por 36 meses”.

Para efeitos de transferências de jogadores, entende-se por jogador formado pelo clube (JFC), independentemente da sua nacionalidade, um jogador que, entre os 15 e os 21 anos, se encontre inscrito pelo clube por um período, contínuo ou não, de três épocas ou 36 meses.

Estes regulamentos são da FPF, e repercutidos nas associações que a compõem, como a AFVR, pelo que também são seguidos pelos clubes inscritos no Campeonato de Portugal.

Alguns números:
Número total de equipas: 18
Número total de jogadores inscritos: 398
Número total de jogadores estrangeiros: 40

 

3ª convocatória para a AFVR FIFA Academy
Treinador transmontano é o 1.º português a treinar na Eslováquia

Conteúdo relacionado

Menu