ADCE Diogo Cão: equipa sénior de futebol vai ser uma realidade

A ADCE Diogo Cão terá uma equipa de futebol sénior masculina na próxima época, 2019/2020, que competirá nos distritais. O anúncio e apresentação da equipa foi feito na V Gala da Associação Diogo Cão, realizada ontem no Pavilhão Gimnodesportivo do clube vila-realense.

Marco Magalhães, presidente da direção, confirmou, à margem do evento, que o plantel vai ser “composto maioritariamente por jogadores provenientes da formação”, ou seja, “será basicamente uma equipa sub-23 que vai competir no Campeonato da Divisão de Honra da AF Vila Real”.

“Sentimos que a equipa júnior queria continuar cá para o ano. Para isso, juntaram-se dois ou três fatores importantes. Queríamos que a base da equipa fosse composta por jogadores da casa, o que é uma realidade. O treinador também é da casa. Por isso, vamos fazer uma equipa sénior, que acaba por ser um plantel sub-23. Para nós, continua a ser uma equipa de formação”, referiu o dirigente, admitindo que outro dos motivos que levou a Diogo Cão a apostar nos seniores foi o facto de o campeonato de juniores ser curto e pouco competitivo, o que acaba por desmotivar os atletas.

Marco Magalhães garantiu, por fim, que o objetivo do clube é apostar sempre na formação. “Nunca podemos esquecer os escalões de formação, em particular os traquinas e petizes, que são a grande base para o nosso futuro”, finalizou.

Equipa sénior regressa 10 anos depois

A equipa técnica vai ser chefiada pelo vila-realense Nuno Guerra, sendo que Pedro Barbosa vai ser o treinador adjunto. Quanto ao diretor desportivo da equipa, foi nomeado Carlos Silva (Péle), que esteve nos últimos anos ao serviço do SC Vila Real, na direção liderada por Artur Ribeiro.

A última vez que a Associação Diogo Cão inscreveu uma equipa sénior nos campeonatos distritais foi há cerca de 10 anos, na época 2008/2009, na extinta 1ª Divisão, tendo terminado a temporada na 11ª e penúltima posição. Nesse ano, o Lobrigos FC seria o vencedor, conquistando a subida à Divisão de Honra. No ano seguinte, a Diogo Cão já não viria a inscrever um plantel sénior.

A V “Gala Exemplaris” coincidiu com a comemoração do 28º aniversário da associação desportiva, num jantar que se realizou, pela primeira vez, no Pavilhão Desportivo, que é a sede da ADCE Diogo Cão.

O evento serviu para homenagear e consagrar patrocinadores, dirigentes, técnicos e atletas das modalidades de basquetebol, futsal e futebol de formação, que se destacaram na época que agora findou.

Luís Roçadas/Filipe Ribeiro

Menu