A2000 organiza Torneio de Futsal solidário em Santa Marta de Penaguião

A festa do futsal chega a Santa Marta de Penaguião no próximo fim-de-semana, com a realização da segunda edição do Futsal Solidário, iniciativa de angariação de fundos para a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento, sediada no concelho.

Pedro dos Santos, técnico de Educação Física da A2000 e organizador da iniciativa, explica os motivos do surgimento do evento. “O Futsal Solidário é um torneio que surge, desde logo, da constatação da ausência de eventos deste género, no concelho. Em outros locais, os torneios de futsal gozam de grande popularidade, e a adesão tanto de público como de participantes é bastante significativa. Daí que, há um ano, se tenha tomado a iniciativa de enraizar esse conceito por cá”.

E a primeira edição, ao que consta, foi um sucesso, numa iniciativa que tem como missão angariar fundos para as atividades da Associação 2000. “Do ponto de vista da associação, esta atividade tem um duplo objetivo. Por um lado, é angariar fundos para as muitas atividades da associação, no âmbito da inclusão social, formação profissional e realização de atividades lúdicas e recreativas com os nossos utentes. Por outro, o torneio tenta aproximar a associação da comunidade, através do desporto. Ao participarem nos jogos, ou como espectadoras, as pessoas envolvem-se mais com a missão da associação, e ficam mais sensibilizadas com a causa que defendemos”, sublinha.

Na mesma linha de raciocínio, o presidente da A2000, António José Ribeiro, enalteceu o papel que estes eventos têm, na forma como dinamizam a comunidade em que a associação se encontra presente. “É importante que a comunidade se sinta envolvida com a A2000 e que, além de reconhecer a sua importância na vida de muitas pessoas, veja a nossa capacidade de, com estes eventos, possibilitarmos o afluxo de pessoas à vila, neste caso para desfrutar de um espetáculo desportivo que é, sobretudo, um momento de convívio. Paralelamente a isso, o torneio de Futsal Solidário serve para inculcar, de uma forma lúdica e divertida, aqueles que são os princípios inclusivos que norteiam a nossa atuação, todos os dias, o que é uma vertente muito importante desta atividade”.

Com inscrições abertas até esta quinta-feira, o custo por equipa é de 50 “bolas”, e o prémio para o primeiro lugar contempla, além do tradicional troféu, alojamento, até ao Algarve (até doze pessoas), ou aos Açores ou Madeira (até oito pessoas), durante cinco dias e quatro noites.

O II Futsal Solidário terá lugar nos dias 8 e 9 de junho, no Pavilhão Municipal de Santa Marta de Penaguião.

Futsal Feminino: Rute Carvalho renova com o GD Chaves
Fernando Parente é o novo treinador do Valpaços Futsal

Conteúdo relacionado

Menu