Lobos do BCVR decidem Liga INATEL em Vila Real no dia 11 de maio

Decorreu mais um fim de semana desportivo para as cores do Basket Club de Vila Real (BCVR), num momento em que se aproximam as grandes decisões da época. E nos dias 4 e 5 de maio foram dados passos positivos neste caminho.

Na Liga INATEL, os seniores masculinos venceram a primeira final rumo ao título da zona norte, ao receber e vencer o Clube PT Norte, por 57-30.

Os Lobos conquistaram uma vitória tranquila e sem dificuldade, em que ficou patente a diferença de valor entre os dois conjuntos. Segue agora a grande final diante do Matosinhos Basket, no próximo sábado (11 de maio) às 20.30 horas no Pavilhão dos Desportos de Vila Real. Recorde-se que as duas equipas entram para este desafio empatadas, com apenas uma derrota no seu palmarés nesta prova.

Para conquistar o troféu, o Basket Club de Vila Real necessita de vencer a partida, já que no confronto direto diante do forte conjunto matosinhense saiu derrotada por uma diferença de 2 pontos no jogo em Matosinhos. Espera-se assim um pavilhão cheio para apoiar os vila-realenses nessa conquista inédita na prova.

Teve início a II fase da Taça Nacional de Sub-16 masculinos, que vai decidir as 4 equipas nacionais que vão disputar o troféu. A equipa do Basket Club de Vila Real começou da melhor forma esta fase e demonstrou que é um sério candidato a estar presente na fase final da Taça, após receber e derrotar o Illiabum Clube de Ílhavo por números esclarecedores: 81-40 foi o resultado final do encontro. De salientar que o Illiabum foi a equipa vencedora do grupo A da zona norte, o que dá uma noção das possibilidades do BCVR nesta competição.

Apesar de um começo algo ansioso e marcado por um equilíbrio pontual, paulatinamente os Lobos acabaram por assentar o seu jogo e corrigiram alguns aspetos ofensivos e defensivos, o que permitiu a construção de um resultado volumoso e que dá o natural conforto para abordar o segundo jogo diante desta equipa. Faltam assim 3 jogos para atingir o objetivo de chegar a fase final da Taça Nacional.

Os Sub-14 Masculinos também tiveram uma jornada muito positiva. Em jogo disputado em Ponte de Lima diante do BC Limiense, uma vitória muito difícil e só conquistada após prolongamento, com o resultado final de 57-64 a favor dos Lobitos. Após o tempo normal de jogo, um empate (52-52) obrigou a 5 minutos suplementares para determinar o vencedor, o que patenteia o equilíbrio e as dificuldades para os vila-realenses. Com este resultado, o BCVR mantém a esperança de poder participar na fase final do Torneio Interassociações.

A decisão joga-se no próximo sábado, quando os Lobitos disputam a última jornada em casa, diante do seu direto adversário: o CAA Salesianos. Registo ainda para a participação da equipa B do BCVR no Distrital do Porto, com uma derrota para o Académico FC por 32-48.

Nas restantes partidas disputadas no fim de semana, as Seniores Femininas saíram derrotadas pelo Sporting de Braga, em jogo a contar para a Taça Nacional do escalão. O resultado final (47-53) seguiu a linha dos resultados disputados com as bracarenses ao longo da época. Apesar da derrota diante do BC Valença (77-16) em jogo a contar para o Torneio Interassociações.

As Iniciadas Femininas mostraram mais uma vez que estão a evoluir na sua formação, ao registarem um resultado e uma atuação fora de portas superiores ao jogo da primeira volta, diante desta adversária. Os Juniores Masculinos também tiveram a mesma sorte e foram derrotados pelo Galitos por 87-54. Para o Torneio de Encerramento da Taça Nacional, as Cadetes Femininas deslocaram-se a Ovar e perderam para a Ovarense por 79-34.

Menu