UTAD vai juntar 1500 jovens no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

0
220

Cerca de 1500 jovens, oriundos de mais de 300 instituições de ensino do país, vão participar, no próximo dia 6 de março, na final do 11º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos a realizar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A organização está a cargo do Departamento de Matemática da UTAD, em parceria com diversas instituições nacionais, destacando-se a Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva.

Esta edição contempla os jogos Semáforo, Gatos & Cães, Rastros, Avanço, Produto e Sesqui, dividindo-se os participantes por níveis do 1º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. Anualmente, estes campeonatos têm vindo a entusiasmar centenas de alunos, que descobrem nos jogos uma componente lúdica e criativa que, associada ao pensamento rigoroso, se revela uma mais-valia para a aprendizagem.

Os jogos decorrerão na Nave dos Desportos, contudo a UTAD oferecerá também aos participantes, em outros espaços do campus, um conjunto de atividades, nomeadamente: como atuar em acidentes em meio escolar, como funcionam os submarinos, a magia e ciência, robótica, torre de escalada, química divertida, entre outras.

Deixar comentário

Comentário