UTAD é parceiro tecnológico da Meia Maratona do Douro Vinhateiro

0
225

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é o parceiro tecnológico da “Mais Bela Corrida do Mundo”. Organizada pela GlobalSport, empresa criadora da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, esta é já considerada a mais bela corrida do mundo e terá lugar no próximo dia 18 de maio, na Régua.

A parceria de âmbito tecnológico entre a UTAD e a GlobalSport surgiu com o objetivo de inovar e acrescentar valor à organização de grandes eventos desportivos em Portugal, nomeadamente através da criação de ferramentas tecnológicas que permitam agilizar e maximizar os processos organizativos inerentes a grandes eventos.

Para o efeito, docentes e alunos do curso de Comunicação e Multimédia da UTAD criaram a plataforma web de gestão de inscrições na corrida que a organização espera ter cerca de 11.000 participantes. Além desta plataforma, estão já a ser criados outros instrumentos tecnológicos para eventos como a meia maratona de Guimarães e outros projetos globais como o circuito mundial de meias maratonas Running Wonders, ou do projeto nacional Portugal a Correr.

Esta parceria é também uma mais-valia para os estudantes da UTAD, na medida em que terão a oportunidade de realizar estágios com a GlobalSport na organização de eventos e, visa ainda, estimular o envolvimento em projetos de investigação e desenvolvimento liderados pela UTAD.

A apresentação oficial da edição de 2014 – EDP IX Meia Maratona do Douro Vinhateiro – será amanhã, dia 21 de março, no Porto. Este evento é etapa oficial do circuito Portugal a Correr (Douro – Lisboa – Guimarães – Coimbra – Évora) e do circuito mundial Running Wonders – circuito mundial de meias maratonas em Patrimónios Mundiais.

CCDR-N apoia a organização da Meia Maratona do Douro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através da sua Estrutura de Missão do Douro, apoia a realização da EDP 9ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro, que decorre no dia 18 de Maio, com partida às 10h30, na Avenida do Douro, no Peso da Régua. A edição deste ano deverá contar com 11 mil participantes provenientes de 27 países e estima-se que atraia à região dezenas de milhares de visitantes.

Considerada a segunda maior iniciativa do género em escala e dimensão, a Meia Maratona do Douro distingue-se pelas características da paisagem vinhateira em que se realiza – Património Mundial – e por aspetos inéditos, como o facto de integrar uma viagem de comboio da Estação da Régua até Bagaúste, onde os atletas iniciam a sua corrida com a travessia do coroamento da barragem.

O evento prevê incluir, ainda, uma mostra de vinhos, com prova, nos jardins do Museu do Douro, como mais uma iniciativa de promoção conjunta do mais emblemático dos produtos regionais. Organizada pela Global Sport, a Meia Maratona do Douro Vinhateiro é uma iniciativa única no mundo que tem ganho escala e dimensão ao longo das suas nove edições e que assegura um impacto social e económico de grande relevo para a região.

Deixar comentário

Comentário