Ultramaratonista João Oliveira partilha vitória com os flavienses

0
366

ultraNa passada sexta-feira, dia 15 de maio, o ultramaratonista João Oliveira foi recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, e pelo Vice-presidente e Vereador do desporto, Carlos Penas. O atleta, vencedor da Ultra San Remo (a mais longa corrida de apenas uma etapa na Europa), quis partilhar o prémio com o Município de Chaves e com todos os flavienses.

João Oliveira venceu, no passado dia 2 de maio, a Ultra San Remo, estabelecendo um novo recorde na prova e elevando para três as vitórias em grandes eventos internacionais da modalidade. Depois de, em 2013, ter conquistado a 31ª edição da Spartathlon, na Grécia, e no ano passado a TransOmania, em Omã, foi agora a vez da mítica prova italiana.

Em conversa com os membros do executivo municipal, o atleta flaviense falou da sua experiência enquanto praticante desta modalidade e das dificuldades que tem de enfrentar neste desporto amador. João Oliveira recordou também vários episódios de provas anteriores, como por exemplo, a ultramaratona de 300 quilómetros disputada em Omã, onde não cortou a meta isolado porque não tinha GPS e, para não se perder, teve de esperar pelo corredor nórdico Johan Steen, com quem ganhou em Ex aequo a prova, uma vez que os camelos do deserto do Omã comeram as placas de sinalização da prova, deixando-o sem hipóteses de se orientar sozinho. Na Grécia, na ultramaratona Spartathlon, o prémio era uma oliveira, mas no aeroporto não queriam deixá-la trazer porque achavam que tinha droga ou explosivos, tendo o atleta de transportá-la no seu colo.

João Oliveira confessa que leva para todas as provas em que participa broas de mel, que diz ser o seu “diesel”, e é o que come ao longo dos percursos, não comendo qualquer outro tipo de suplementos.

No final do encontro, António Cabeleira retribuiu o gesto do atleta flaviense e ofereceu-lhe um Voucher das Termas de Chaves para poder usufruir dos benefícios e propriedades revitalizantes das águas termais.

Deixar comentário

Comentário