Wild Pigs TT Lobrigos querem ser referência regional nos passeios em todo-o-terreno

De São João de Lobrigos (concelho de Santa Marta de Penaguião) para a afirmação regional nos passeios de todo-o-terreno e organização de provas de desporto motorizado em geral. Eis a descrição simples, mas precisa que se pode fazer dos Wild Pigs TT Lobrigos, coletividade ainda muito recente, mas bastante dinâmica, que nos é apresentada pelo seu presidente Filipe Vieira. “Os Wild Pigs TT Lobrigos são um grupo formado em 2015 no concelho de Santa Marta de Penaguião, que tem a sua sede em São João de Lobrigos, e que tem vindo a crescer desde então, ao ponto de ser hoje uma associação registada, com mais de 40 sócios. Basicamente, somos uma associação sem fins lucrativos formada por gente que adora o todo-o-terreno, a natureza e o passeio ao domingo, já para não falar da camaradagem e convívio que ajudam a reforçar uma paixão que é comum a todos nós”, referiu.

Uma das iniciativas mais marcantes da coletividade, e que teve no passado dia 22 de abril a sua realização, é o Passeio Todo o Terreno Wild Pigs TT que, na edição de 2018, juntou em Santa Marta de Penaguião dezenas de participantes, naquela que foi a terceira edição da prova. “Este passeio consiste em seguir um roteiro turístico que, para além da adrenalina própria associada ao prazer de conduzir as máquinas, permite aos participantes desfrutar de algumas das deslumbrantes paisagens da região entre o Douro e o Marão. Com este propósito, optámos, este ano, por um percurso curto com cerca de quarenta quilómetros, mas com picadas e pistas de obstáculos que, além de promoverem o espetáculo, constituíram espaços para que o pessoal pudesse conviver. Tratou-se de um passeio que teve início em Santa Marta de Penaguião, e acabou em São João de Lobrigos, passando por algumas das freguesias e localidades do nosso concelho, tais como Medrões, Fontes, Fornelos, Paredes D’Arcã e Sever. É o gosto pela natureza, a aventura e a adrenalina de testar as máquinas que, associada ao convívio e camaradagem em situações extremas, em que a entreajuda tem de estar presente, que se apresenta como uma das partes mais importantes desta iniciativa. É claro que, no meio de tudo isto, existe uma divulgação e valorização dos produtos locais por parte da organização, a fim de permitir a associação entre o divertimento e lazer proporcionados pelo passeio, e a promoção do que de melhor se faz no nosso concelho. E será esta a filosofia a seguir para as próximas edições, nas quais vamos continuar a inovar e melhorar as zonas de espetáculo, e promover mais os produtos locais. Se mantivermos a qualidade apresentada, acredito que o sucesso deste passeio será uma garantia no futuro”, declarou Filipe Vieira, que sublinhou a enorme satisfação dos participantes com a organização, que juntou oitenta inscritos provenientes não apenas da região do Alto Douro, mas também de países como França ou Suíça, que se deslocaram propositadamente para marcar presença no certame.

Para o futuro, o presidente da coletividade espera fazer deste grupo lobricense uma referência na organização de eventos ligados aos motores, competitivos ou lúdicos. “Aquilo que desejamos enquanto grupo é tornarmo-nos, para já, uma referência regional de qualidade ao nível da organização de passeios de todo-o-terreno que, em paralelo com os recursos paisagísticos que temos, e a nossa gastronomia e cultura, coloquem o concelho de Santa Marta de Penaguião na rota do desporto motorizado nacional, particularmente no que se refere à organização de eventos de cariz lúdico na região do Alto Douro Vinhateiro. Para isso, vamos procurar o apoio não apenas de gente que goste de natureza e desporto motorizado como nós, como vamos trabalhar em crescente parceria com as marcas de vinhos e do turismo rural, bem como da autarquia local, a fim de criar as condições ideais de acolhimento de uma maior quantidade de pessoas, tendo em conta a possibilidade de fazer um evento de maior envergadura, durante todo um fim-de-semana, e atividades deste tipo muito podem ajudar a economia local. Para já foi feito este passeio, mas temos programadas mais coisas para os próximos tempos, a começar por um passeio de motos, além de uma visita a uma prova do Campeonato Nacional de Trial 4×4, que proporcione às pessoas um contacto mais próximo com provas deste género. E é entre esta dinâmica que tentamos criar no nosso concelho, aliada ao cultivo da paixão pelo desporto motorizado, que trabalharemos com o intuito de fazer destas modalidades um elemento fundamental na promoção do nosso concelho, e na valorização da nossa terra”, concluiu.

Deixar comentário

Comentário