Tiago Ribeiro subiu ao pódio na Rampa da Penha

0
141

A 7ª e penúltima etapa do Campeonato de Portugal de Montanha (CPM) teve lugar na Rampa da Penha (Guimarães), dia 20 e 21 de Setembro, dois dias de prova marcados por condições atmosféricas instáveis.

O dia de sábado foi dedicado às verificações técnicas, treinos e uma subida de prova, enquanto que o domingo ficou reservado para as 2 últimas e decisivas subidas de prova.

Ausente da competição nos últimos tempos, Tiago Ribeiro chegou a esta prova com o desafio de se adaptar rapidamente ao Seat Leon SuperCopa #521 e tentar lutar por um lugar no pódio. Se a adaptação a um carro em rampas não é nada fácil, pela escassez de tempo de treino, as condições atmosféricas instáveis multiplicaram o desafio.

A competir com pneus mais duros que a concorrência, com Pirelli de circuitos, quando o ideal seriam macios, o Piloto natural da Régua teve de aplicar toda a sua garra para surpreender a concorrência. Com uma adaptação ao carro muito positiva, com os tempos a melhoraram entre 3 a 4 segundos por subida, sendo à chuva que o andamento foi mais forte, fez a equipa pensar que poderia lutar pelo primeiro lugar dado o excelente crono conseguido na primeira subida de corrida de Domingo. No entanto, o traçado da rampa secou para a última subida e o composto duro dos pneus slick tornou o primeiro lugar impossível. Mesmo assim, Tiago superou grande parte dos seus adversários e alcançou com talento o 3º lugar do pódio.

Para Tiago Ribeiro “os objectivos foram cumpridos. O Seat Leon é um carro magnifico em termos dinâmicos mas muito exigente em termos de adaptação, principalmente à caixa de velocidades.Esta foi mais uma excelente experiência com um carro da MartinsSpeed, um carro muito bem preparado e com desempenho fabuloso. Conseguimos também reforçar os níveis de reconhecimento da marcaCIBERFIX, o reparador automóvel multimarca de referência na cidade que é sua sede – Guimarães, com grande sucesso e isso foi o mais importante. O pódio foi a cereja no topo do bolo.”

A derradeira prova do CPM 2014, que inicialmente estava agendada para a Rampa da Sra. da Graça, foi cancelada. Aguarda-se que a FPAK confirme a Rampa alternativa, com forte probabilidade de ser uma terceira passagem pela Rampa da Penha.

Deixar comentário

Comentário