O Réccua Douro Ultra Trail (RDUT), um dos maiores eventos desportivos da região do Douro e de TrailRunning à escala nacional, realizou-se pelo segundo ano consecutivo. A prova disputou-se durante o dia 3 de outubro, em quase tudo semelhante à edição anterior, com três percursos dentro da região demarcada que ligam os três municípios do Douro e parceiros do evento: Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua. Rui da Luz, vencedor da primeira edição, voltou a arrecadar o primeiro prémio ao transpor a meta dos 80 quilómetros (Ultra Trail), com o tempo 08:40:39. Nuno Silva foi o vencedor da prova de Trail (45 quilómetros), com o tempo 03:37:45 e Rui Teixeira, o vencedor da prova de Mini Trail (15 quilómetros), com o tempo 01:06:13.

Mesão Frio foi o ponto de partida para o percurso intermédio de 45 quilómetros, que liga a vila «Porta do Douro» à cidade de Peso da Régua. Quem também partiu de Mesão Frio para a prova de Trail, foi o conhecido ultra runner, trailer e ultramaratonista, Carlos Sá. Os trilhos percorridos pelos atletas, dentro do concelho mesãofriense, proporcionaram-lhes momentos de entusiasmo, neste anfiteatro voltado ao Douro, o cenário perfeito para os amantes da natureza. O percurso mais exigente, de 80 quilómetros, teve início e fim em Peso da Régua, passando pelo ponto mais alto da Serra do Marão. O percurso de 15 quilómetros realizou-se entre Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua.

Para os atletas dos 80 quilómetros que também passaram pelo concelho de Mesão Frio, a Câmara Municipal de Mesão Frio, em parceria com o hotel da freguesia de Cidadelhe, Água Hotels Douro Scala, disponibilizou um posto de abastecimento.

No Réccua Douro Ultra Trail participaram atletas profissionais da modalidade, oriundos de vários países, como Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Brasil e Canadá, mas também amadores. O município de Mesão Frio tem todo o interesse em continuar a apoiar esta iniciativa, não só pela importância desportiva que apresenta, mas também pela oportunidade única de dar a conhecer a vila e o Douro, por caminhos e trilhos pouco conhecidos.

Deixar comentário

Comentário