Futsal: Liga Amadora de Valpaços em destaque

1
469

A Liga de Futsal Amador de Valpaços (LFAV), com sede na Rua do Estádio da Cruz, n.º2 – 2º andar, em Valpaços, foi criada na época 2012/2013 por Gilberto Vicente, que, aproveitando uma lacuna no desporto em geral, decidiu assim, dar espaço a quem gosta de praticar futsal e não é federado. Criou-se então um campeonato para 8 equipas, com 12 praticantes cada uma, como máximo possível por equipa. Foi um sucesso. Algumas empresas aderiram e patrocinaram equipas.

As juntas de freguesia também foram importantes. O público em geral, também aderiu e houve jogos com bastante apoio às equipas.

Para esta época (2013/2014), a organização apostou no baixar de custos para as equipas. Baixou a joia e juntou o campeonato todo no mesmo local (pavilhão Municipal de Valpaços). Essa decisão, além de baixar significativamente o orçamento das equipas, permite também ter árbitros federados em todos os jogos, tapando assim uma falha da época anterior.

Com esta decisão, as visitas às 2ªs feiras, no pavilhão, para assistir aos jogos da Liga, já faz parte do quotidiano de alguns e assim permite ter uma média de espectadores bastante agradável e entre as 20 e as 23:30 horas conseguimos ter cerca de 120 atletas a evoluir no pavilhão.

Para o mentor da ideia, o futsal amador envolve um conjunto complexo de relações sociais que não são simplesmente uma reprodução de modelos do desporto profissional. Torna-se fundamental a compreensão do futsal amador enquanto fenômeno de lazer na medida em que parece ser uma manifestação que se realiza independente ou à revelia de qualquer apoio estatal, sendo este, precisamente, um dos principais objetivos, fazer algo sem estar a contar com os apoios financeiros estatais, tornando-se auto-dependente.

Com o avançar do campeonato, descobrimos, que o “objeto” é mais dinâmico e mais complexo do que se pensava. Este torneio (que no fundo é o que é) tem por objetivos: a) compreender o significado do futsal enquanto prática de lazer; b) analisar as formas de ocupação do espaço público por praticantes de futsal amador; c) analisar as relações estabelecidas entre praticantes e os gestores do espaço público onde se realiza o campeonato.
Estes objetivos estão a ser analisados, mas podemos desde já informar, que os resultados estão a ser extremamente satisfatórios.

O próximo passo será a criação de uma associação, pois ainda nos mantemos aliados a uma outra, que tudo nos tem facultado para que esta Liga seja um sucesso. Lembro também, que além do campeonato, ainda existe uma Taça cuja competição é feita por eliminatórias que se torna no último troféu da época, designada Taça da LAFV, que terá algumas alterações no futuro, não na sua essência, mas ao nível dos patrocínios.

As equipas esta época 2013/2014, QUITERIOS BIKE, GRAFICA-AMENDOEIRA, MEGA VALPAÇÕES, PIZZARIA BOCCALINO, POSSACOS/ENGIMAGNE, GD ZEBRAS, BOUÇOAIS e SANTA VALHA.
No staff, estão 3 árbitros federados, que em conjunto com os membros da organização fazem parte do Conselho de Disciplina. A organização tem 8 dirigentes gerais mais 1 representante de cada equipa, sendo esses 16, a Assembleia Geral. Não tendo um presidente designado para tal, esta organização faz da sua união a bandeira e as decisões saem sempre de reuniões semanais entre os seus elementos, embora haja dois responsáveis e um tesoureiro ad-hoc.

Deixar comentário

Comentário

1 comentário

Comments are closed.