Judo: Jovens de Chaves estreiam-se em Guimarães

0
410
Pódio juvenis +55 Kg – Luis Miguel Aleixo 2º lugar

Torneio de Judo Cidade de Guimarães

Após convite recebido pelos homólogos vimaranenses, a Academia de Judo de Chaves – CTM Chaves estreou-se ao nível competitivo, nos dias 22 e 23 de Fevereiro em Vila de Ponte – Guimarães, com resultados muito honrosos.

Como tem vindo a ser intenção do treinador de judo da Academia de Judo de Chaves – CTM Chaves ingressar os atletas em competição de forma moderada, ou seja, em provas regionais com um carácter competitivo mais restrito em comparação com os campeonatos nacionais ou mesmo internacionais, os clubes de Judo do concelho de Guimarães, amavelmente convidaram a Academia de Judo de Chaves a participar no Torneio de Judo Cidade de Guimarães.

O torneio foi dividido em dois dias, sendo que o primeiro dia foi preenchido com os escalões Juvenis (13 – 14 anos), Cadetes (15 – 16 anos), Juniores (17,18 e 19 anos), Seniores (+19 anos), Veteranos (+35 anos), e ainda o Judo Adaptado. Já no segundo dia participaram os escalões mais novos desde os 4 aos 12 anos. No total dos dois dias terão participado cerca de 250 atletas na competição.

Assim logo no primeiro dia Luis Miguel Aleixo (13 anos) conquistou a primeira medalha para o Judo flaviense ao alcançar o 2º lugar do pódio, após ter vencido 2 combates com pontuação máxima e perdido o 1 combate. O atleta manifestou-se muito contente com o resultado, mas referiu que podia ter sido ainda melhor não fosse a sua inexperiência competitiva.

No mesmo dia mas já no final, foi a vez dos dois atletas veteranos da Academia de Judo de Chaves, João Correia e Luis Aleixo (o próprio treinador em estreia competitiva) entrarem em ação. Surpreendente foi o resultado com o primeiro lugar a ser conquistado por Luis Aleixo e o terceiro por João Correia. O atleta João Correia manifestou-se muito contente com o ambiente vivido durante o torneio, destacando que sentiu uma atmosfera especial quando os combates dos Veteranos decorreram, pois sentiu-se um silêncio e uma atenção maior no pavilhão para assistir ao mestre da casa em ação mas também aos desconhecidos estreantes.

O segundo dia foi muito animado com os mais novos competidores a entrar em cena. De Chaves seguiram 4 atletas Lia Morais (9-10 anos) Joana Tomé, Verena Rodrigues e João Alves (7-8 anos).
Os petizes mostraram-se muito animados e competitivos conseguindo João Alves um 3º lugar, Lia Morais e Joana Tomé ambas 3º lugar e Verena Rodrigues 2º lugar nos respetivos escalões. Também eles depressa se envolveram no espírito do Judo, praticando a modalidade sem quaisquer pressões e sempre num ambiente amistoso que o Judo incessantemente proporciona entre atletas e pais.

O treinador de Judo flaviense mostrou-se muito agradado com os resultados, mas acima de tudo satisfeito com a experiência adquirida pelos que participaram, pelos seus atletas terem manifestado gosto pela competição e pelo carinho que todos receberam. Para ele esta foi uma prova que mostrou que o Judo não tem idades, e que todos formam uma família muito especial. E para espelhar o espírito que se vive no judo, Luis Aleixo quis deixar uma citação sobre o verdadeiro significado da saudação de judo, concretamente a saudação que é feita ao colega de treino: “Acendo em mim um sentimento de estima pela tua pessoa, de respeito pela tua dignidade, e de agradecimento por me auxiliares a cultivar o judo; não nutro por ti o mínimo sentimento de hostilidade, e proponho-me combater contigo somente para treinar, com a intenção sincera de não te lesar” (Minuro, 1950).

Pódio Veteranos – 1º lugar Luis Aleixo; 3º lugar João Correia

Deixar comentário

Comentário