Judo de Chaves conquista 6 medalhas no Porto

1
285

No passado dia 3 de Maio, no Pavilhão Rosa Mota (Porto), deu-se inicio à 1ª Jornada do Torneio dos Campeões da Zona Norte. De Chaves partiram 6 atletas com o objetivo de conhecer melhor a modalidade em competição (apenas um João Alves tinha competido até ao momento), de forma a melhor a sua forma de estar enquanto judocas.

Luis Aleixo, treinador de judo da Academia de Judo de Chaves, informou que estas competições para os mais jovens são muito importantes independentemente do seu resultado desportivo, tal como nos tem revelado ao longo do tempo, pois estes eventos para estas idades ajudam a formar as mentalidades dos mais novos no que respeita ao desportivismo, amizade, companheirismo, respeito e perseverança em cada atleta. Assim, Luis Aleixo revelou-nos que o objetivo traçado “não era vencer, mas sim saber perder. Se alguém vencer saber respeitar a derrota do adversário”.
Josué Salvador Nogueira (5 anos – 23Kg), foi o primeiro atleta a entrar em ação, e melhor não podia ser, vencendo os quatro combates que tinha pela frente de forma inequívoca, cumprindo a preceito as indicações do seu treinador, sempre com muito respeito pelos desaires seus adversários, animando-os fora do tatami (denominação dos tapetes do judo).
Conseguido um 1º lugar, entrou de seguida em ação André Morais (7-8 anos -40Kg). Nova surpresa! Num grupo exigente consegue na sua estreia um 2º lugar, que deixou o próprio atleta algo surpreendido. Para Luis Aleixo, que acompanhou de perto os seus combates, apenas demonstrou aquilo que tem feito ao longo dos treinos e que pode ainda melhorar.
Estrearam-se ainda em competição Fernando Nogueira e Hugo Rodrigues (7-8 anos -35Kg) num grupo com alguns atletas mais experientes. Não se sentiram intimidados e com a ânimo sempre em crescendo conseguiram ambos um 3º lugar nas suas estreias competitivas. Numa categoria onde encontraram atletas com tempo de judo, conseguiram ultrapassar algumas das adversidades e colocarem-se no pódio com mérito próprio.
Pouco mais tarde, entrariam outros dois atletas – João Alves e Luis Rodrigues (7-8 anos -30Kg) inseridos num grupo já mais experiente nestas andanças. Iniciaram em baixa com os combates mais difíceis, dando depois a volta acabando igualmente ambos num merecido 3º lugar.
Para Luis Aleixo, o objetivo foi mais do que cumprido: “os atletas comportaram-se de forma exemplar no que concerne ao respeito, à amizade, companheirismo e à persistência perante as adversidades”. Quanto aos pódios conseguidos referiu que “esses lugares devem-se a eles próprios e ao seu empenho nos treinos. Eu, já fico bastante contente que os meus atletas num evento desta natureza se comportem como judocas no seu todo e isso penso que estou a conseguir”.
Os treinos continuam a decorrer de 2ª a 6ª feira no Pavilhão do Santo Amaro das 19h às 20h30m com inscrições abertas ao longo de todo o ano.

Deixar comentário

Comentário

1 comentário

  1. Venho por este meio solicitar informações sobre o seguinte:
    Me encontro a viver na zona de Almada, tenho um filho que pratica Judo aqui, no CRC, federado na federação de Setúbal,mas como estamos em vias de nos deslocar para viver aí na zona de Chaves, até ao final de Junho, período em que termina o período escolar, pretendia saber que é preciso de levar como documentos para fazer a inscrição e continuar a praticar.
    Sem outro assunto.
    José da Cunha

Comments are closed.