Futsal: Antevisão da 25ª Jornada da 3ª Divisão (A)

0
174

Antevisão à jornada por Fernando Parente

 

 

 

GCR Vermoim vs Casa Benfica VPA

Um jogo para cumprir calendário, uma vez que as equipas em questão já têm certa a descida ao distrital. Contudo e, numa fase de experiências para o futuro de cada equipa, ninguém gosta de perder. Acredito que o Vermoim, a jogar em casa, se queira despedir dos seus adeptos da melhor forma, ou seja, com uma vitória. Mas vai apanhar uma equipa que se encontra em estado de graça. Não pela razão de ter conseguido o seu objetivo, que à partida e, num ano de transição nas competições nacionais, penso eu que todas as equipas presentes apontavam aos três primeiros lugares, mas pelo resultado conseguido na jornada anterior. Depois de tanta água correr sobre o processo disciplinar da 11ª jornada, eis que a Casa de Benfica de Vila Pouca de Aguiar conseguiu aquilo a que apelidamos de “uma vingança fria”. Simplesmente trucidou a equipa de Carrazedo de Montenegro, sua rival, por um score de 12 a 4, impensável para muitos, real para outros. Devido a essa vitória, a equipa encontra-se de alma lavada pelo sucedido e estará motivada a terminar da melhor maneira esta sua primeira prestação num campeonato nacional, indo com a motivação extra de querer conquistar os pontos possíveis nos jogos que faltam para terminar.

 

Mogadouro vs Ervededo

Um dérbi regional que poderá ser de redenção para os mogadourenses, depois duma segunda volta desastrosa, que os leva ao distrital passados muitos anos, ou a confirmação duma equipa que à terceira tentativa irá conquistar o objetivo de subir. Contudo, muitas questões se colocam em torno do que pode vir a suceder com a equipa flaviense em caso de conseguir os pontos necessários a essa subida. Não por falta de valor para estar numa segunda divisão, que o têm, e muito, mas sim pela falta de equipas de formação no clube como tem sido falado nos meandros do futsal, que afinal de contas, não será essa história tão certa como a querem fazer passar. Esperemos que a FPF não crie aqui mais nenhum caso, tal como o seu Conselho de Disciplina e Arbitragem criou durante esta época de transição nos campeonatos nacionais, e deixe subir quem trabalhou para isso. O Ervededo demonstrou até ao momento ser a equipa mais consistente, a equipa mais regular e, que na etapa final deste campeonato se deixou levar pela razão do mesmo e não pela emotividade que lhe podia prejudicar o objetivo como nas duas épocas anteriores.

 

GR Covense vs Contacto

Duas equipas pertencentes à mesma Associação (AF Braga), que também vão descer. Por um lado temos um estreante que até a uma determinada altura da 2ª volta esteve bem posicionado para lutar pelos três lugares de subida, mas que entretanto perdeu embalo e se encontra em 9º lugar com os mesmos pontos do seu adversário desta jornada, a Contacto. Equipa que teve uma época atípica quando se pensava que seria uma das grandes candidatas à subida de divisão. Podíamos encontrar aqui vários motivos para esta época menos conseguida da Contacto, mas penso que isso será mais para os seus Diretores trabalharem em função do futuro desejado para a sua equipa. O certo é, que em igualdade pontual, aparecem duas equipas dispostas a lutar pelos 3 pontos e pelo alcançar duma posição mais cimeira na tabela classificativa. Uma para se despedir dos seus adeptos com uma vitória, a outra para se ir redimindo duma época frustrante perante os adeptos cabeceirenses.

 

Carrazedo de Montenegro vs Arsenal Parada

O Arsenal de Parada a viajar até Trás-os-Montes, num jogo que pode ser decisivo para as suas aspirações finais. Maranho Neves, o seu Treinador, tem a perfeita noção de que não pode escorregar até final do campeonato, sendo que para isso, além de ter de ganhar os jogos em que a sua equipa está inserida, necessita que os seus diretos opositores percam. Nesta jornada, acredito que apesar de presente em Carrazedo de Montenegro, alguns olhos e ouvidos estejam no Caxinas vs Neiva e principalmente no Lavradas vs CDC Priscos. Contudo, em primeiro terá de passar o obstáculo da equipa da capital da castanha, que vem duma derrota inesperada e bastante pesada, que retirou essa mesma equipa de lutar pela subida de divisão. Além do orgulho ferido pela derrota em si, a equipa de Carrazedo de Montenegro irá querer, neste seu jogo de despedida, de pedir uma redenção aos seus fervorosos adeptos pelo fato de falharem no final um objetivo de uma época que podia ser inolvidável para o clube. A equipa que viaja da Maia vem também moralizada e em alta pela excelente prestação frente ao Mogadouro e irá querer continuar nesses estado de graça que lhe permita levar até à última jornada a indecisão das equipas que à partida, irão acompanhar o Ervededo à subida. Também, por outro lado, sei que estão atentos ao fator que pode levar a equipa a subir, mesmo ficando classificados em 4º lugar, se a FPF realizar uma “gracinha” em relação ao fato da equipa flaviense não poder ter nenhuma equipa de formação em atividade, apesar de inscrita na AFVR.

 

Caxinas vs Neiva

Um jogo em que o Caxinas, estando perto de fazer história, não irá querer desperdiçar em nada. Jogam em casa, perante os seus adeptos e, além de quererem ganhar, vão querer golear para transmitir a quem acompanha esta equipa para todo o lado, que o objetivo está próximo de ser alcançado. Será um jogo determinante, porque conseguindo os três pontos nesta jornada, matematicamente a equipa pode conseguir a subida, apenas estando dependente dos jogos do Arsenal de Parada. Ao Neiva resta continuar a sair de cabeça erguida dos jogos como tem feito até aqui. Com todas as contrariedades e com a descida aparecer bem cedo no seu horizonte, demonstram ser uma equipa organizada, que jogam o jogo pelo jogo, independentemente do nome do seu adversário.

 

Lavradas vs CDC Priscos

Para mim, em meu ver, o jogo da jornada. Duas excelentes equipas, dois excelentes técnicos, duas realidades competitivas distintas. Um jogo perigoso para a equipa que viaja de Braga, que não pode vacilar, sujeitando-se a ser ultrapassada na tabela classificativa pelos seus diretos perseguidores (Arsenal de Parada e Desp. Aves). Será um jogo de tripla, em que o mesmo será decidido nos pormenores, estratégicos ou individuais.

 

GD Macedense vs Desp. Aves

Será um jogo em que a equipa do Desp. Aves irá, apesar de jogar fora,ter de ganhar, pelo simples fato de continuar a lutar pela subida de divisão. Será um jogo em que irão enfrentar uma equipa que veio com muitas queixas da arbitragem da 12ª jornada, realizada nas Aves, e que tudo irão fazer para demonstrar no jogo de despedida perante os adeptos macedenses, que apesar duma época atípica e menos conseguida, que têm valor para pensar num futuro risonho, apesar da descida ao distrital.

Deixar comentário

Comentário