Futsal: Antevisão da 24ª jornada da 3ª Divisão (A)

0
204

Antevisão à jornada por Fernando Parente

 

 

 

Casa SL Benfica Vila Pouca Aguiar x Carrazedo Montenegro

Numa das jornadas que pode decidir o rumo das 7 equipas que ainda podem alcançar o objetivo de subir, temos um escaldante dérbi transmontano. E refiro escaldante, tendo em conta o sucedido na 11ª jornada em Carrazedo de Montenegro, situação que apenas foi decidida pelo Conselho de Disciplina da FPF antes deste reencontro. Acredito que será um jogo de uma equipa que joga perante o seu público e que quer retificar o “incidente” dessa jornada, mas que também vai mostrar que tem argumentos para ganhar ao seu opositor. Do lado dos homens de Carrazedo, todos eles têm a noção de que neste momento uma derrota deita tudo a perder, têm a perfeita clarividência de que já não dependem só deles, e que irá ser um jogo recheado de “nuances” entre os jogadores de ambas as equipas. No entanto, espera-se um jogo sério, bem jogado, dentro dos limites e das possibilidades que cada equipa em jogo irá ter para o vencer e, que não haja interferências de terceiros nem as habituais picardias que só estragam os jogos.

 

Caxinas x GD Macedense
O Caxinas é uma equipa que tem vindo a surpreender tudo e todos e que neste momento pode fazer história, pois logo no seu ano de estreia está à beira de subir à 2ª divisão. De uma equipa desconhecida, em que apenas se ouvia falar dos feitos da sua formação (juniores), eis que a aposta de uma estrutura que faz da própria formação os seus alicerces para vingar na modalidade, surge efeito. O melhor exemplo que podemos ter daquilo que porventura será o futuro da nossa modalidade em Portugal, tendo em conta as contingências financeiras e estruturais dos clubes portugueses. Quanto ao jogo, a equipa da casa sabe que não pode perder pontos, pois se quer subir e aproveitar a posição em que está, o segredo é continuar a ganhar que o sonho está perto. Apesar da vantagem estar do lado dos caxineiros, há que contar com uma equipa que, apesar de já ter a sua descida consumada, quer demonstrar que o empate a seis bolas na primeira volta em Macedo de Cavaleiros, que não foi sorte, tanto que o seu técnico, Rui Costa, já terá à sua disposição quase a totalidade do seu plantel. Será um jogo intenso, aberto, em que o Caxinas irá ter que mandar e assumiro jogo, para ver os seus objetivos realizados, que é vencer e conquistar os três pontos em questão.

 

Ervededo x GR Covense
Será provavelmente uma jornada mais decisiva para a equipa da casa, do que propriamente para o seu adversário, tendo em conta que matematicamente já não tem possibilidades de subir. To-zé Durão, treinador-jogador do Ervededo sabe que este jogo pode ser decisivo para consumar já a tão desejada subida à 2ª divisão e, jogando em casa, perante os seus adeptos, não irá querer defraudar os mesmos. Contudo, irá enfrentar uma equipa que, apesar de já não ter aspirações a subir, vai jogar o jogo pelo jogo, livre da ansiedade e dos nervos que os jogos com cariz decisivo têm. Será um jogo em que as mais-valias individuais dos flavienses poderão fazer a diferença para o alcançar do objetivo final.

 

CDC Priscos x GCR Vermoim
Um jogo em que a equipa da casa irá querer retificar a derrota na jornada anterior por terras transmontanas. Irá defrontar a única equipa, para já, da AF Porto, que já viu consumada a descida ao distrital. Será mais um jogo em que se defrontam duas equipas, onde uma ainda luta pelo objetivo de subir e, a outra, que já tem o seu destino traçado. São jogos em que, por vezes, os nervos e ansiedade da equipa favorita não se conseguem sobrepor ao jogo de uma equipa que já nada tem a perder, tornando-se jogos mais perigosos, do que sendo entre duas equipas que lutam pelo mesmo objetivo. Por vezes existem surpresas nestes jogos, noutros não, existe a equipa que joga em casa, perante os seus adeptos, que estão motivados pelo alcance dum objetivo histórico e que conseguem fazer dum jogo tipicamente difícil, fácil. Será um jogo entre umas das equipas mais consistentes desta série, duma equipa que andou sempre nos lugares cimeiros, contra o apelidado “rei” dos empates, que a meu ver, acordou tarde demais para conseguir um lugar de subida nesta grande maratona.

 

Arsenal Parada x Mogadouro
O Arsenal de Parada de Maranho Neves a receber a equipa de Mogadouro, numa jornada que pode ser decisiva para os maiatos, no que diz respeito a continuar a sonhar com a subida. Estar presente na Final Four da Taça de Portugal não trouxe dissabores, pelo contrário, traz à competição uma equipa mais bem preparada para lutar pelo objetivo de estar na luta pela subida à segunda divisão. Se a nível de motivação Maranho Neves tem bem presente que a sua equipa continua em alta nesse capítulo, já a nível da tomada de decisão, sabe que terá de melhorar aquilo que não conseguiu fazer na Taça de Portugal, que é fazer golos.Terá pela frente uma equipa animicamente em baixo, pelo fato de que, depois de tantos anos e de tantas alegrias que proporcionou aos mogadourenses e transmontanos, estar de volta ao distrital. Será provavelmente um jogo em que a motivação dos maiatos se poderá sobrepor à falta de crer e determinação de uma equipa que já não luta por nada, a não ser pelo seu orgulho.

 

Desp. Aves x Lavradas
O único jogo desta jornada que coloca frente a frente duas equipas que ainda têm aspirações de subir e estar entre os primeiros três classificados que vão estar na próxima época na 2ª divisão se bem que, neste confronto, a equipa da casa leva vantagem. Vantagem de 2 pontos, de jogar no seu reduto e de encontrar pela frente uma equipa que pode jogar os últimos cartuchos nesta jornada no que concerne ao objetivo da equipa de Ponte da Barca. Será um jogo em que o empate não servirá a nenhuma e onde os nervos irão imperar nas decisões e nos pormenores que podem fazer a diferença num jogo deste calibre. Poderá ser um jogo aberto, intenso, recheado de indecisões no marcador, ou pelo contrário, poderá ser um jogo morno, sem grandes oportunidades de golo para as equipas, em que teremos presente mais o anti-jogo e o jogar no erro do adversário.

 

Contacto Futsal x Neiva
Será provavelmente mais um jogo sem história, atendendo às dificuldades que a equipa do Neiva tem tido nos últimos jogos e entre duas equipas com o bilhete de regresso aos distritais na mão. Um jogo para testar jogadores que tiveram pouco tempo para jogar durante a temporada e que podem mostrar as suas qualidades, tendo em conta que pouco há a ganhar nestas situações. Acredito também que seja um jogo em que se irão fazer algumas experiências, de modo a poder alterar-se algo no futuro das mesmas, no que concerne já à próxima época. Contudo, a equipa da casa será sempre a favorita a ganhar, nem que seja pela conquista da melhor posição na tabela classificativa.

Deixar comentário

Comentário