FASE DE QUALIFICAÇÃO –  XXVIII CAMPEONATO NACIONAL SUB-16 MASCULINO

Ginásio Figueirense 50 – 60 Diogo Cão

Mais um vez entre os melhores

Foi no fim-de-semana carnavalesco, que a Diogo Cão se deslocou a Figueira da Foz para realizar o segundo jogo de apuramento, estava em causa a definição da equipa que iria participar na prova rainha do escalão, o campeonato nacional do de S16.

Num jogo de exigência máxima, os jovens da DC tinham uma vantagem de 6 pontos ganha na primeira eliminatória, mas não se deitaram na sobra dessa vantagem entrando forte no encontro conseguindo um parcial de 0 -10 obrigando os visitados a parar o jogo e alterar o estilo de defesa. Essas alterações tiveram efeito imediato equilibrando o encontro mas nunca desconcentrando a equipa Vilarealense, que foi para o intervalo as vencer por 4 pontos.

No regresso do descanso os jovens transmontanos entraram no jogo com vontade de fazer historia e com um defesa sufocante levaram o adversário a cometer vários erros que se transformavam em pontos fáceis para os visitantes ganhando uma vantagem de 15 pontos que se revelou importante no resto do encontro.

No basquetebol existe uma máxima “O ataque vende bilhetes, a defesa ganha jogos” e foi desta forma que os jovens transmontanos levaram de vencida a equipa da figueira e se apuraram com brio para o campeonato nacional, onde se vão bater com equipas como FC Porto, Ovarense, Braga e os “históricos” Vasco da Gama e Galitos de Aveiro.

Francisco Carvalho

ADCE Diogo Cão – Artur Freitas, Diogo Monteiro (12pts.), Eduardo Bastos (11pts.), Guilherme Vilela (9pts.), Diogo Moreira (10pts.), Rui Teixeira, Daniel Girão, Tiago Pereira (7pts.), Gonçalo Borges (2pts.), Fernando Levy, Francisco Dias (9pts.) e Gonçalo Rodrigues.

Capitão: Eduardo Bastos.

Treinadores: Francisco Carvalho, Rodrigo Santos e José Vilela

 

 

 

FASE DE QUALIFICAÇÃO –  CAMPEONATO NACIONAL SUB-14 FEMININO

Vitória Sport Clube – 60 – 82 Diogo Cão

Enorme Exibição, assegura lugar na prova rainha

A equipa de Iniciadas femininas (Sub-14) da Diogo Cão, deslocou-se à cidade de Guimarães e venceu categoricamente por 60-82 a difícil equipa do Vitória Sport Clube. As atletas visitantes entraram no jogo conscientes que se tratava de um jogo decisivo para garantir um lugar no Campeonato Nacional deste escalão e, desde início que impuseram um ritmo muito bom no jogo, alcançando uma vantagem de três pontos no final do 1° período (16-19). No 2° período, a equipa Vilarealense, não baixou o ritmo e chegou ao intervalo a vencer por 35-40.

Na 2ª parte as Vimaranenses entraram melhor no jogo e estiveram a vencer por 6 pontos de diferença a meio do 3° período. No entanto, as atletas da Diogo Cão não baixaram os braços, e numa fase em que a equipa do Vitória estava por cima no resultado, demonstraram uma enorme vontade e determinação, revelando ainda uma enorme maturidade, voltando a recuperar a desvantagem no marcador, terminando o 3° período a vencer por 52-61. No 4° período a equipa Vilarealense geriu muito bem a vantagem de 9 pontos que trazia do período anterior e dilatou o marcador, vencendo o jogo com um resultado final de 60-82.

Com esta vitória, as treinadoras Cátia Pires e Raquel Queirós e as atletas da Diogo Cão estão de parabéns por terem alcançado esta Vitória num campo difícil, contra o atual campeão deste escalão, do distrito de Braga. Ficou mais uma vez provado o excelente trabalho que se tem vindo a realizar no clube. O lugar no Campeonato Nacional está garantido e as Vilarealenses ficam a aguardar pelos próximos adversários. De realçar, que a equipa da Diogo Cão, contou com um grande apoio dos seus simpatizantes, ajudando as atletas a alcançarem o resultado desejado na cidade Berço.

Vitor Bruno

 

Diogo Cão: Inês Caetano, Teresa Bastos (14 pts), Matilde Pereira (2pts), Mafalda Tito (14pts), Eva Santos (1 pt), Margarida Silva, Marta Portugal  (8pts), Margarida Monteiro (37 pts), Margarida Fazendeiro, Carolina Carvalho, Rita Martins (6 pts).

 

 

Deixar comentário

Comentário