Distrito de Vila Real recebe seleções de futebol Sub-16

0
193

Os jovens futebolistas estão a ter oportunidade excelente para mostrarem o seu talento e cumprirem uma evolução importante enquanto jogadores através da participação nos torneios de desenvolvimento da UEFA.

Como parte do esforço em curso da UEFA para desenvolver o futebol por toda a Europa e em resposta ao retorno recebido das federações-membro, a UEFA criou os torneios de desenvolvimento para proporcionar aos jovens talentos uma oportunidade adicional de disputarem jogos oficiais internacionais. Após uma fase-piloto cumprida em 2012, o programa do torneio entrou em pleno funcionamento, pelo que rapazes e raparigas competem agora em eventos realizados em toda a Europa.

Foi selecionado o escalão Sub-16, pois a UEFA acredita que este é um momento crucial no trajeto de desenvolvimento de um jogador rumo ao nível de elite. Esses jogos amigáveis, bem como a preparação que envolvem, são fundamentais para facilitar o processo de desenvolvimento do jogador.

Os torneios de desenvolvimento Sub-16 são também projetados para preparar o caminho aos jogadores para a faixa etária Sub-17, na qual tem lugar a competição a nível europeu. Desses torneios têm sido dadas excelentes referências por parte de federações, treinadores e peritos técnicos.

Os torneios são verdadeiras experiências de aprendizagem para os jovens, não apenas na melhoria das habilidades, através da prática e orientação, mas também ao lhes permitir terem contacto internacional e altamente competitivo e partilharem o momento com os seus pares de outros países.

Para os treinadores, os torneios proporcionam um ambiente competitivo adicional para testar mais jogadores e experimentar posicionamentos e tácticas de acordo com o adversário – sabendo que o desenvolvimento do jogador, e não o resultado, é o essencial. Para os árbitros, proporciona um ambiente de formação e de aprendizagem excelentes envolvendo equipas internacionais, mas numa situação menos stressante, o que irá influenciar positivamente o seu trajeto rumo à elite da arbitragem.

Os comités organizadores dos torneios, entretanto, podem aprender na prática como lidar com certas questões operacionais, ao mesmo tempo que as amizades são forjadas e todos os envolvidos nos torneios adquirem melhor compreensão das diferentes culturas e pessoas.

O programa dos torneios de desenvolvimento estende-se para o futuro, fruto do interesse das federações em aproveitar a oportunidade dada pela UEFA.

Os jogos decorrerão entre os dias 7 e 15 de Maio, e serão distribuídos entre Vila Real, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Alijó e Vila Pouca de Aguiar.

Deixar comentário

Comentário