Logo-CPPrio-02

O Campeonato de Portugal Prio está de volta este domingo. 80 equipas e mais de 1000 jogadores regressam à competição na fase decisiva da época, na qual cada partida é importante para cumprir o objetivo da época – a subida à II Liga ou a manutenção na prova.

Na Série de Subida começa o embate entre as 16 equipas apuradas para a conquista de uma das três vagas de acesso à II Liga. Em destaque nesta jornada está o Bragança – Vizela (Grupo Zona Norte), que será transmitido em direto e exclusivo na CMTV no domingo, a partir das 15h. Recorde-se que todas as semanas será transmitida uma partida por jornada da Fase de Subida, assim como o apuramento de subida (partida para definir a 3.ª vaga para a II Liga) e a grande final do Campeonato de Portugal Prio, agendada para 5 de junho.

 

Calendário 2.ª Fase – Subida

Zona Norte

Pedras Rubras – Estarreja

Fafe – Gondomar

Bragança – Vizela

Prozis/Vilaverdense – Anadia

 

Zona Sul

União de Leiria – Praiense

Angrense – Casa Pia

Cova da Piedade – Benfica e Castelo Branco

Moura – 1.º de Dezembro

Na Série de Manutenção/Descida, as equipas que se classificaram entre o 3.º e o 10.º lugar vão retomar a competição com 50% dos pontos amealhados na 1.ª Fase da prova. Serão 14 jornadas decisivas para definir as 40 equipas que se mantêm no Campeonato e as 22 equipas que serão relegadas para os campeonatos distritais.

 

Calendário 2.ª Fase – Manutenção/Descida

Série A

Pedras Salgadas – Marítimo B

Camacha – Argozelo

Vianense – Mirandela

Limianos – Neves

Série B

Mondinense – S. Martinho

Felgueiras – AD Oliveirense

Arões – U. Torcatense

Varzim – Trofense

Série C

 Salgueiros -. Vila Real

Coimbrões – Sobrado

Tirsense – Cinfães

Sousense – Amarante

 

Regulamento da prova

 

Fase de Subida

As equipas de cada série vão jogar entre si duas vezes, na condição de visitante e visitado. Os dois clubes classificados no 1.º lugar de cada série jogam entre si um jogo final, em campo neutro, para apurar o vencedor do Campeonato de Portugal Prio, subindo ambos à II Liga. Os dois clubes classificados em 2.º lugar em cada série jogam entre si dois jogos de forma a apurar o terceiro clube que sobe à II Liga.

 

Fase de Manutenção/Descida

Os oito clubes classificados do 3.º ao 10.º lugar de cada série na 1.ª fase qualificaram-se para a 2.ª Fase – Séries de Manutenção/Descida. Os 64 clubes qualificados mantêm-se nas respetivas séries, iniciando esta fase com 50% dos pontos obtidos na 1.ª Fase.

 

Em cada uma das séries, os clubes jogam entre si duas vezes. Os dois clubes classificados nos dois últimos lugares de cada uma das oito séries descem automaticamente aos Campeonatos Distritais. Os oito clubes classificados em 6.º lugar em cada uma das séries jogam uma eliminatória, sujeita a sorteio, disputada a dois jogos.

 

Os quatro clubes vencidos nas eliminatórias descem aos campeonatos distritais. As quatro equipas vencedoras das eliminatórias jogam uma eliminatória, definida por sorteio, composta por dois jogos, por pontos, uma na qualidade de visitante e outro na de visitado.

 

Os dois clubes vencidos na eliminatória descem aos campeonatos distritais. Os dois clubes vencedores da eliminatória juntam-se aos 40 clubes classificados do 1.º ao 5.º lugar nas oito séries da 2.ª Fase – Séries de Manutenção/Descida e mantêm-se no Campeonato de Portugal Prio.

 

 

Deixar comentário

Comentário