Caminhada pelo planalto do Alvão

0
559

O planalto do Alvão foi o cenário escolhido por cerca de trezentos caminheiros que participaram no XII Encontro Nacional de Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar, promovido em parceria pelo Município e Grupo de Caminheiros de Vila Pouca de Aguiar. Em menos de quinze quilómetros, foi possível entrar num mundo natural repleto de paisagens campestres.

Com os primeiros passos, os caminhantes envolveram a igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Afonsim, e daqui rumaram à aldeia de Trandeiras, ladeados a norte pelo monte do Minhéu. O contacto com a comunidade local e com as tarefas agrícolas próprias do mundo rural e o avistamento de gado nas pastagens verificaram-se ao longo deste trilho que incluiu outros locais no Alvão (Torgo, Carrazedo, Lixa e Paredes).

O granito e a vegetação rasteira que fazem parte desta paisagem de montanha envolveram os caminheiros que, a finalizar, se depararam com um belo lago no Alvão. A barragem da Falperra é um ex-líbris da região, para a qual convergem muitas pessoas que privilegiam o contacto com a natureza. E foi no parque de lazer ali existente que, finalizada a caminhada, sobressaiu a gastronomia regional e o convívio entre os participantes oriundos de vários locais do Norte de Portugal e de Espanha.

Deixar comentário

Comentário